Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Companhia apresenta projeto da PPP para a imprensa

Publicação:

Apresentação da PPP à imprensa
Apresentação da PPP à imprensa

A Parceria Público-Privada como alternativa para agilizar a universalização do saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) foi apresentada pela Corsan a jornalistas do Clube de Opinião na manhã desta quarta-feira (1º), no hotel Tullip Inn. Participaram do encontro cerca de trinta profissionais de diferentes veículos de comunicação do Estado. 

O diretor-presidente da Companhia, Flávio Ferreira Presser, acompanhado dos diretores de Expansão, Marcus Vinicius Caberlon, de Operações, Eduardo Carvalho, Comercial, Luciano Eli Martin, e funcionários da empresa, falou sobre os motivos da opção pela PPP e apresentou os benefícios esperados para a RMPA com a implantação do projeto. 

A PPP prevê um investimento de R$ 1,85 bilhão para obras de esgoto que vão contribuir para universalizar o saneamento em 11 anos nos municípios de Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba. Os benefícios se estendem na área da saúde e da economia, uma vez que ajudam a gerar renda e emprego, a reduzir doenças de veiculação hídrica e com a implantação das redes de esgoto há uma importante valorização dos imóveis. 

Segundo o presidente da Corsan, esta é uma iniciativa que tem como objetivo dar transparência ao processo e proporcionar o acesso às informações para que os profissionais da imprensa possam trabalhar o tema. "Sabemos que este será um assunto que estará constantemente em pauta daqui para a frente e é nossa responsabilidade disponibilizar estes dados para a sociedade". 

A Corsan tem feito ainda uma série de visitas aos prefeitos dos municípios que serão beneficiados com o projeto, além de instituições tais como o Ministério Público do Estado e o Consórcio Pró-Sinos.

A RMPA tem três dos dez rios mais poluídos do Brasil: o Caí, o Sinos e o Gravataí, um dos motivos pelos quais a Corsan optou pela implantação do projeto nesta região. Além disto, é a área com maior concentração populacional do estado.  A expectativa da Companhia é de que, com a PPP na RMPA, os recursos próprios possam ser direcionados para os demais municípios atendidos, qualificando o desempenho da empresa no Rio Grande do Sul.

CORSAN