Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia do Meio Ambiente é um alerta à conscientização e preservação

Publicação:

Viamão   Semana do Meio Ambiente   Quinta da Estância   5 06 2017 (39)
Viamão Semana do Meio Ambiente Quinta da Estância 5 06 2017 (39) - Foto: Assessoria de Comunicação / Corsan
Por Alessandra Pinheiro

O Dia Mundial do Meio Ambiente é dedicado a chamar a atenção da população para problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Para celebrar a data, comemorada nesta segunda-feira (5), cerca de 540 alunos da rede estadual visitaram o sítio Quinta da Estância, localizado em Viamão, para participar de atividades e oficinas de boas práticas sobre o ciclo da água. O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo governo do Estado, para incentivar os estudantes a serem multiplicadores de boas práticas sustentáveis nas regiões dos municípios de Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul. 

Para o governador em exercício, José Paulo Cairoli, o trabalho de conscientização é fundamental para a construção de um mundo mais sustentável. “Nosso governo está olhando para a frente. É preciso conscientizar as gerações atuais para que no futuro exista um mundo sustentável e em equilíbrio com o meio ambiente”, disse.  

De acordo com o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser, é preciso integração entre governo e sociedade. “Reunir diversos alunos no Dia Mundial do Meio Ambiente é uma forma de construir uma parceria entre Estado e comunidade a modo de desenvolver uma grande rede de responsabilidade ecológica. Só assim construiremos uma troca de saberes consciente e eficaz”, afirmou.  

“A melhor forma de vencermos as dificuldades é por meio do conhecimento. Este trabalho de conscientização desenvolvido pelo Estado e em parceria com o nosso sítio educacional é um grande exercício de cidadania. Hoje saem daqui embaixadores do saneamento, preparados para cuidar de futuro melhor”, destacou a fundadora da Quinta da Estância, Sônia Goelzer.  

Os alunos que participaram das atividades receberam certificados onde foram nomeados embaixadores do saneamento. Até o dia 9 de junho, a Semana do Meio Ambiente pretende conscientizar 3,3 mil alunos do 7º ano de mais de 60 escolas da rede estadual sobre esgotamento sanitário. Também participaram do evento a secretária adjunta da Educação, Iara Silvia Lucas Wortmann, e a diretora do Departamento de Obras Públicas, Roberta Campani.

Semana do Meio Ambiente

Na última sexta-feira (2), o governo do Estado firmou parceria com o sítio Quinta da Estância, de Viamão, para desenvolver a Semana do Meio Ambiente. O evento conta com o patrocínio da Corsan e tem o apoio da vice-governadoria; da Casa Militar; e das secretarias da Educação; de Obras, Saneamento e Habitação; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Políticas Sociais.

Para a veterinária e monitora da Quinta da Estância Andrea da Rosa, as atividades da Semana do Meio Ambiente proporcionam a construção de uma nova consciência aos estudantes. “Durante o projeto trabalhamos com o foco em trilhas, plantio de árvores e visitas a viveiros com animais resgatados de cativeiros. Ou seja, é uma grande imersão na fauna e na flora, que auxilia os alunos a criarem um perfil mais responsável e preocupado com o meio ambiente”, destacou. 

O estudante Weslei Duarte, de 14 anos, afirmou que as atividades efetuadas durante a visita à Quinta da Estância o auxiliaram a pensar melhor nas ações feitas no dia a dia. “Percebi que gastamos muita água e não temos consciência disso. Quando voltar para casa, vou procurar utilizar apenas o necessário e passar tudo o que eu aprendi aqui para a minha família também”. 

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Léa Aragón/ Secom 

CORSAN