Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Eldorado do Sul confirma adesão à PPP do Saneamento

Publicação:

Eldorado do Sul adere à PPP do Saneamento
Eldorado do Sul adere à PPP do Saneamento

A Parceria Público-Privada (PPP) proposta pelo governo do Estado para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana em 11 anos recebeu a adesão de Eldorado do Sul nesta quarta-feira (31). O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, e o prefeito Ernani Gonçalves assinaram termo aditivo ao convênio de cooperação existente entre o Estado e o Município, documento necessário para a concretização da PPP.

Com o aditivo assinado, autoriza-se que o serviço de esgotamento sanitário no município seja prestado por meio de PPP. Também haverá o alargamento do prazo do convênio de cooperação, que valerá por 37 anos a contar da assinatura do termo aditivo. Por meio desse ato, Estado e Município ainda reafirmaram suas obrigações com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como a escolha da Corsan como a executora dessas atividades. 

O secretário Fabiano Pereira destacou que a proposta de PPP é estratégica para o futuro do Estado, salientando a transversalidade dos investimentos em saneamento básico. “Considero o saneamento a área mais essencial de todas. Saneamento é saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente. É segurança para as futuras gerações”, destacou, lembrando que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada real investido em saneamento, economiza-se quatro em saúde. 

Flávio Presser salientou a importância da Parceria para o futuro da população do Rio Grande do Sul. “A PPP ainda é mal compreendida por muitas pessoas. Na Europa ela já é uma realidade, sobretudo na Inglaterra. Lá existe o espírito de colaboração do setor público e do privado na formulação de políticas públicas”, destacou, lembrando que a adesão de Eldorado do Sul estimulará outras prefeituras a assinarem o convênio.

Conforme o prefeito Ernani Gonçalves, a previsão é de que em cinco a seis anos dobre a população do município, o que também exigirá o dobro da capacidade de abastecimento de água e do tratamento de esgoto. “Não tivemos dúvidas em participar da PPP. Estamos ansiosos para que as obras iniciem logo e ajudem a alavancar o desenvolvimento do município”, afirmou Gonçalves, que também foi prefeito de Eldorado do Sul entre os anos de 1993 a 1997 e de 2009 a 2012.

O ato de assinatura ocorreu na Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), em Porto Alegre, e também foi prestigiado pelo diretor de Saneamento da SOP, Jean Bordin; presidente da Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul, vereador Gelson Santos (Pastor Gelson); vereador Juliano Soares; secretários municipais de Obras, Paulo Ricardo Rocha dos Santos (Paulo Banana), e de Habitação, João Ferreira; gestor da unidade da Corsan no município, Luiz Afonso; e servidores da companhia. 

Eldorado do Sul é o segundo município a aderir à PPP do Saneamento. O primeiro foi Esteio, com a assinatura do termo aditivo no último dia 12 de janeiro.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN