Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Obras de esgotamento sanitário foram inauguradas no distrito industrial de Santa Maria

Publicação:

Inauguração de obras em Santa Maria (Foto: Jean P. H. Maidana /Ascom SOSH)
Inauguração de obras em Santa Maria (Foto: Jean P. H. Maidana /Ascom SOSH)

As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Distrito Industrial de Santa Maria foram inauguradas nessa quarta-feira (31) pela Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan). Foram implantados 4.020 metros de redes coletoras e construída uma estação de bombeamento que beneficia 40 empresas do local, num investimento de R$ 1,6 milhão. A obra visa coletar e tratar o esgoto proveniente das empresas do distrito industrial, que hoje utilizam tratamento próprio. Com o novo sistema, os esgotos coletados serão enviados via tubulações para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), localizada na Vila Lorenzi. Esse processo será mais barato para as empresas e trará melhorias ambientais.

Participaram do ato o vice-governador José Paulo Cairoli; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; o diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser; e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. Cairoli destacou o esforço do governo do Estado no enfrentamento da crise financeira. "Estamos enfrentando a crise financeira, agindo com responsabilidade e transparência. Hoje inauguramos uma importante obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário aqui em Santa Maria. A previsão da Corsan é de encerrar este ano com mais de R$ 27 milhões de investimentos", concluiu o vice-governador.

O secretário Fabiano Pereira avaliou a importância do investimento, ressaltando os benefícios, que alcançam "diretamente mais de 40 empresas locais. A obra vai permitir que a coleta de esgoto seja feita de forma adequada, enviando os resíduos para a estação de tratamento de efluentes da Vila Lorenzi. Isso permite o desenvolvimento econômico do município e garante saúde e bem-estar aos profissionais que atuam no distrito", frisou o secretário. 

O diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, disse que a Companhia tem trabalhado para ampliar os investimentos no estado. "Investir em saneamento básico, no tratamento de esgoto e no abastecimento de água nos municípios em que a Corsan atende, é um dos nossos principais compromissos. Hoje inauguramos uma importante obra que beneficia 40 empresas do distrito industrial, demonstrando o comprometimento da companhia com o município", destacou o diretor. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, abordou a importância do distrito industrial, assim como as obras de infraestrutura para a implantação das redes coletoras de esgoto no local. Pozzobom também destacou o diálogo com a Corsan para os investimentos no município.

Texto: Jean P. H. Maidana / Ascom SOSH
Edição: Léa Aragón/ Secom

CORSAN