Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria público-privada com a Corsan beneficiará mais de 1,2 milhão de pessoas

Publicação:

Obras de esgotos
Obras de esgotos Foto: Arquivo Corsan

O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado aprovou o projeto proposto pela Corsan para universalizar os serviços de esgotamento sanitário em nove cidades da Região Metropolitana: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul. Serão contempladas mais de 1,2 milhão de pessoas e gerados 32,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Além disso, serão diminuídas as doenças transmitidas pela falta de ligação de residências a redes coletoras de esgoto.

O projeto passará agora por alinhamento com os municípios. Depois, será feita consulta pública pela internet, com prazo de 30 dias. Esse sistema garante transparência ao processo. Após o período de 30 dias, haverá uma audiência pública. E por fim, será iniciado o processo de licitação para as obras.

Com a implantação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, os rios Gravataí e Sinos (que estão entre os dez mais poluídos do país) e também o Lago Guaíba serão beneficiados. Isso vai permitir que a população da Região Metropolitana tenha condições permanentes de abastecimento. A meta é  atender 100% da população da região até 2029. Os investimentos previstos  são de R$ 1,8 bilhão.

Além das obras, o futuro contrato prevê a operação do sistema de esgoto pelo parceiro privado, de modo que venham a ser feitos investimentos elevados e que os serviços sejam ampliados sem aumento de tarifas.

De acordo com o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, com essa parceria o governo do Estado quer também que a Corsan possa aumentar seus investimentos em outros municípios. "Na Região Metropolitana, onde há grande concentração populacional, os recursos serão privados e não endividarão a Companhia. É uma parceria para o futuro. Todos ganharão. Serão recursos privados para manter a Corsan pública", enfatiza.

"A aprovação da PPP é uma grande evolução para o Estado do Rio Grande do Sul do ponto de vista da saúde e da qualidade de vida. Significa a manutenção da Corsan como companhia pública e um avanço extraordinário no esgotamento sanitário. O Rio Grande do Sul só trata e coleta 14% do esgoto. Nós, com esta medida, poderemos universalizar toda a Região Metropolitana", afirmou o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira.

A Parceria pelo Futuro proposta pela Corsan

A Corsan buscou a parceria público-privada no modelo de concessão administrativa, quando os serviços são prestados à administração e não têm relação direta com os usuários, garantindo que 100% da Companhia se mantenha pública. Na operação, estão previstos um contrato de 35 anos e a realização das obras pelo parceiro, com recursos privados.

Com isso, a Corsan pretende acelerar a universalização do saneamento, promovendo um impacto significativo na qualidade de vida da população beneficiada.

Outras informações podem ser encontradas no site  www.parceriacorsan.com.br

 

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN