Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Usos da Água

Em termos gerais, os usos da água abarcam as atividades humanas em seu conjunto. Neste sentido, a água pode servir para consumo ou como insumo em algum processo produtivo.

A disponibilidade do recurso é cada vez menor, por um lado, porque deve ser compartilhado por atividades distintas e por outro, porque não é utilizado racionalmente. Assim, por exemplo, a indústria e a mineração utilizam tecnologias que demandam grandes quantidades de água, e em consequência geram grandes quantidades de água residual que são devolvidas às fontes de água sem tratamento prévio.

No caso da agricultura, a demanda da água também é muito grande, especialmente nos lugares onde as chuvas não são constantes. Além disso, utilizam sistemas de irrigação que desperdiçam enormes volumes de água. Os fertilizantes químicos e agrotóxicos também contribuem para a contaminação dos cursos de água.

Finalmente, a água para consumo humano, que é captada de fontes superficiais e subterrâneas, é cada vez mais procurada pelas populações, mas a cada dia está mais escassa e cara.

Cuidados com a água:

- Use racionalmente a água no ambiente doméstico, sem desperdiçá-la nem deixando que se contamine.

- Contribua na promoção do uso eficiente da água na agricultura e geração de energia elétrica, implantando uma efetiva proteção e recuperação deste recurso para que o setor de saneamento possa contar com águas de melhor qualidade e em maior volume.

- Tenha consciência de que a água é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente, pois sendo uma vez utilizado, deve ser reposto em condições similares.

 

CORSAN