Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assinado contrato com Senai / Fiergs para gerenciamento de resíduos sólidos

Publicação:

Assinatura de convênio Corsan, Fiergs   Senai
Assinatura de convênio Corsan, Fiergs Senai Foto: João Paulo Flores

Assinado Contrato com Senai/Fiergs para gerenciamento de resíduos sólidos
 
A Corsan e o Senai assinaram o contrato para o diagnóstico, elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS corporativo. Estiveram presentes ao ato de assinatura do documento, realizado na tarde desta quinta-feira (9), na sede da Fiergs, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos; o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti; a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni; o presidente daquela federação, Gilberto Porcello Petry; o diretor-regional do Senai RS, Carlos Trein; e o advogado e consultor de relações institucionais do Senai e da fundação dos bancos sociais da Fiergs, Marcino Fernandes Rodrigues Júnior.
 
O objetivo do Contrato é definir as diretrizes e estratégias para o processo de gestão dos resíduos sólidos produzidos pelas diversas unidades da Corsan, desde a identificação até a destinação final ambientalmente adequada, em conformidade com a legislação ambiental (Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos).
 
Em sua manifestação, o secretário Artur Lemos ressaltou que a Corsan, neste governo, passou a ser vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, o que demonstra a preocupação da administração estadual com a questão. Já o diretor-presidente Roberto Barbuti e a diretora Liliani Cafruni detalharam a questão dos resíduos sólidos da Corsan, que é muito complexo, pois abrange diversas áreas da companhia.
Para o diretor da Fiergs, a parceria com a Corsan será muito proveitosa e elogiou o novo momento vivido pela Corsan.
 
Live
 
Após o ato de assinatura, a partir das 15h, foi realizada uma live para detalhar o plano de trabalho do PGRS corporativo da Corsan. Participaram do evento pela Companhia a Diretora da DMAS, Liliani Cafruni; o Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental, Carlos Márcio; e o Gestor do Departamento de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, Rildo Peres. Representando o Senai, o Gerente de Inovação e Tecnologia, Rovanir Baungartner e a Coordenadora de Inovação e Tecnologia do IST Couro e Meio Ambiente, Lisiane Metz.
 
O PGRS vai proporcionar uma gestão integrada dos resíduos sólidos em toda a Companhia. Ao longo de 18 meses, o Senai vai revisar, atualizar e elaborar o PGRS corporativo da Corsan, apoiando também a sua implementação. Nesta fase irá conciliar os PGRS dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) da Companhia. Para tanto, será feito o diagnóstico ambiental abrangendo SAA, SES e Sede; contemplando, dessa forma, dez regiões, 317 municípios e 619 endereços. Após o diagnóstico, serão traçadas as linhas de ação e desenvolvida a implementação do PGRS atualizado. Esta será mais uma diretriz de evolução e aperfeiçoamento da empresa que envolverá todos os seus funcionários.


O superintendente da Corsan, Carlos Márcio, agradeceu a participação dos diretores, Superintendentes Regionais e demais colegas no evento; encaminhando as considerações finais à Diretora Liliani Cafruni.
A Diretora enfatizou a importância dessa parceria com o Senai, já que possui excelência nesse ramo de atividade. Finalizou com a seguinte frase:  “é fundamental a participação de todos, para que seja feito um bom diagnóstico, um bom prognóstico e para que realmente a Corsan venha a reduzir, reutilizar e reciclar, dando um destino final adequado aos resíduos da Companhia. Hoje foi um momento histórico com a Companhia, devido à importância deste contrato”, comemorou.


O PGRS corporativo da Corsan está baseado nas leis 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e 14.528/2014, que cria a Política Estadual de Resíduos Sólidos, assim como na Política Estadual de Saneamento (lei 12.037/2003) e no Decreto 48.989/2012, que define como obrigatório o PGRS no setor do saneamento.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN