Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assinado contrato com Senai / Fiergs para gerenciamento de resíduos sólidos

Publicação:

Assinatura de convênio Corsan, Fiergs   Senai
Assinatura de convênio Corsan, Fiergs Senai Foto: João Paulo Flores

Assinado Contrato com Senai/Fiergs para gerenciamento de resíduos sólidos
 
A Corsan e o Senai assinaram o contrato para o diagnóstico, elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS corporativo. Estiveram presentes ao ato de assinatura do documento, realizado na tarde desta quinta-feira (9), na sede da Fiergs, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos; o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti; a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni; o presidente daquela federação, Gilberto Porcello Petry; o diretor-regional do Senai RS, Carlos Trein; e o advogado e consultor de relações institucionais do Senai e da fundação dos bancos sociais da Fiergs, Marcino Fernandes Rodrigues Júnior.
 
O objetivo do Contrato é definir as diretrizes e estratégias para o processo de gestão dos resíduos sólidos produzidos pelas diversas unidades da Corsan, desde a identificação até a destinação final ambientalmente adequada, em conformidade com a legislação ambiental (Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos).
 
Em sua manifestação, o secretário Artur Lemos ressaltou que a Corsan, neste governo, passou a ser vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, o que demonstra a preocupação da administração estadual com a questão. Já o diretor-presidente Roberto Barbuti e a diretora Liliani Cafruni detalharam a questão dos resíduos sólidos da Corsan, que é muito complexo, pois abrange diversas áreas da companhia.
Para o diretor da Fiergs, a parceria com a Corsan será muito proveitosa e elogiou o novo momento vivido pela Corsan.
 
Live
 
Após o ato de assinatura, a partir das 15h, foi realizada uma live para detalhar o plano de trabalho do PGRS corporativo da Corsan. Participaram do evento pela Companhia a Diretora da DMAS, Liliani Cafruni; o Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental, Carlos Márcio; e o Gestor do Departamento de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, Rildo Peres. Representando o Senai, o Gerente de Inovação e Tecnologia, Rovanir Baungartner e a Coordenadora de Inovação e Tecnologia do IST Couro e Meio Ambiente, Lisiane Metz.
 
O PGRS vai proporcionar uma gestão integrada dos resíduos sólidos em toda a Companhia. Ao longo de 18 meses, o Senai vai revisar, atualizar e elaborar o PGRS corporativo da Corsan, apoiando também a sua implementação. Nesta fase irá conciliar os PGRS dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) da Companhia. Para tanto, será feito o diagnóstico ambiental abrangendo SAA, SES e Sede; contemplando, dessa forma, dez regiões, 317 municípios e 619 endereços. Após o diagnóstico, serão traçadas as linhas de ação e desenvolvida a implementação do PGRS atualizado. Esta será mais uma diretriz de evolução e aperfeiçoamento da empresa que envolverá todos os seus funcionários.


O superintendente da Corsan, Carlos Márcio, agradeceu a participação dos diretores, Superintendentes Regionais e demais colegas no evento; encaminhando as considerações finais à Diretora Liliani Cafruni.
A Diretora enfatizou a importância dessa parceria com o Senai, já que possui excelência nesse ramo de atividade. Finalizou com a seguinte frase:  “é fundamental a participação de todos, para que seja feito um bom diagnóstico, um bom prognóstico e para que realmente a Corsan venha a reduzir, reutilizar e reciclar, dando um destino final adequado aos resíduos da Companhia. Hoje foi um momento histórico com a Companhia, devido à importância deste contrato”, comemorou.


O PGRS corporativo da Corsan está baseado nas leis 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e 14.528/2014, que cria a Política Estadual de Resíduos Sólidos, assim como na Política Estadual de Saneamento (lei 12.037/2003) e no Decreto 48.989/2012, que define como obrigatório o PGRS no setor do saneamento.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

0800 646 6444

Fale Conosco

Redes Sociais

Redes sociais

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store

Tudo Fácil

Av. Borges de Medeiros, 521
Porto Alegre - RS
Ver no Mapa

Atendimento Online
CORSAN