Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan atua para garantir a qualidade da água a clientes abastecidos pelo rio Gravataí

Publicação:

A Corsan vem trabalhando, desde a última sexta-feira (19), para minimizar o impacto no abastecimento causado por uma alteração na água captada no rio Gravataí. Não há comprometimento na qualidade da água distribuída à população, mas pode haver desabastecimento em partes de Gravataí.

Desde o fim da tarde de sexta-feira (19), a Corsan detectou mudanças no pH, cor, matéria orgânica e alcalinidade da água captada no manancial. A Companhia então tomou medidas imediatas, adaptando o processo de tratamento para não haver impactos na qualidade da água distribuída e comunicando a Prefeitura.

Para garantir a qualidade da água disponibilizada para população, foi necessário reduzir a quantidade produzida na estação de tratamento, o que pode ocasionar desabastecimento em bairros da cidade. Há uma tendência de melhora na qualidade da água captada, porém a normalização total está vinculada ao comportamento do rio.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente informou que a alteração pode estar relacionada a queimadas no banhado, ocorridas no período de estiagem, e que as recentes chuvas podem ter trazido os restos dessas queimadas para o leito do rio. A Corsan também comunicou a Fepam.

A Compahia segue monitorando a situação permanentemente e solicita a colaboração da comunidade neste momento, evitando desperdícios. Para mais informações, acesse a seçao Situação do Abastecimento de Água no app ou aqui no site da Companhia ou ligue para 0800.646.6444.

Atendimento Online
CORSAN