Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan Íntegra

CORSAN ÍNTEGRA 
O Corsan Íntegra é o nosso Programa de Integridade e representa um conjunto de mecanismos e procedimentos internos utilizados na prevenção, detecção e combate a corrupção e fraudes.

 A quem se destina:
O programa destina-se a todos os acionistas e seus representantes, e colaboradores (diretores, conselheiros, membros de comitês, empregados, estagiários e aprendizes), parceiros de negócios que se relacionam com a Companhia ou que representem seus interesses em suas relações de negócio. 

Diretrizes Corsan Íntegra
Nosso Programa de Integridade está baseado em 5 (cinco) pilares que norteiam nossos esforços na busca pela conformidade.

pilares da integridade
pilares da integridade

 Acesse o Programa Corsan Íntegra aqui

 
Principais instrumentos contemplados pelo Corsan Íntegra: 

  1. Código de Ética e Conduta:
    Revisado em 2020, o Código de Ética e Conduta está fundamentado nos valores corporativos da Corsan, e busca contemplar as especificidades da Companhia, apresentando princípios, valores éticos e compromissos que devem ser observados por todos que atuam na Companhia ou a representam: acionistas, administradores, colaboradores (aprendizes, estagiários, empregados, conselheiros e membros de comitês) e parceiros comerciais.
    Código de Ética e Conduta da Corsan
  1. Políticas de Integridade:
    ‒        Política de Integridade e Conformidade
    ‒        Política Anticorrupção
    ‒        Política de Contratação de Terceiros
    ‒        Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
    ‒        Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral
    ‒        Política de Brindes e Presentes
    ‒        Política de Patrocínios
    > Consulte as políticas aqui  
  1. Canal de Denúncias: O Canal de Denúncias é o meio pelo qual os públicos interno e externo realizam denúncias de irregularidades que violam o Corsan Íntegra.
    Clique aqui e acesse.

            Fluxo de Apuração de Denúncia:

Fluxo de Apuração de Denúncia
Fluxo de Apuração de Denúncia

  

  1. Diligências de Integridade: O estabelecimento de relações com terceiros deve ser precedido por diligências adequadas ao perfil dos diferentes públicos de interesse da Corsan, que permitam formar um juízo acerca do relacionamento prévio das entidades pesquisadas com a sociedade, de modo a certificar-se que não há situações impeditivas ao relacionamento. 
  1. Aplicação de Penalidades: As infrações disciplinares cometidas por empregados podem ensejar a aplicação das sanções disciplinares, notadamente aquelas dispostas no Regulamento Disciplinar da Corsan, e legais cabíveis.
    Regulamento Disciplinar

 
NOSSA CULTURA DE INTEGRIDADE É FORTALECIDA CONTINUAMENTE

 Comunicação e Treinamento
A adoção de estratégias de comunicação e treinamento pela Corsan para a divulgação dos instrumentos de integridade é essencial para que o Corsan Íntegra tenha efetividade, e constituem iniciativas fundamentais ao monitoramento contínuo do programa.

 Para conhecer os planos de Capacitação e Comunicação, acesse o Programa Corsan Íntegra.

 Monitoramento Contínuo
Os resultados do monitoramento do Corsan Íntegra, complementados pelas análises de riscos de fraudes, pelas informações dos canais de atendimento aos clientes, canal de denúncia e da Comissão de Ética e pelas recomendações de auditorias internas, de auditorias externas e de órgãos reguladores, devem ser considerados como insumos para a definição de planos de ação e para a atualização do Programa de Integridade. 

Acesse o Canal Institucional da Corsan, na plataforma Youtube, e conheça algumas das iniciativas do Corsan Íntegra:
Lançamento do Corsan Íntegra, o Programa de Integridade da Corsan
Webinar Ética no Trabalho e nos Negócios, com Leandro Karnal

Para conhecer o Curso de Integridade Corporativa, acesse aqui

- Curso de Integridade Corporativa
- Módulo 1 – Abertura
- Módulo 2 – Integridade Corporativa
- Módulo 3 – Programa de Integridade Corsan
- Módulo 4 – Código de Ética e Conduta – I
- Módulo 5 – Código de Ética e Conduta – II
- Módulo 6 – Comissão de Ética
- Módulo 7 – Canal de Denúncia


OUTRAS AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE
 

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção Empresa Limpa 
Em iniciativa promovida pelo Corsan Íntegra, programa de integridade da Corsan, o firmamos adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, requisito para obtenção do selo Empresa Limpa, vinculado ao Programa Pró-Ética, da Controladoria-Geral da União (CGU), que destaca empresas comprometidas com a integridade. O pacto é um compromisso que une empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético, combatendo as práticas de suborno e corrupção. Ao se tornar signatária, a Corsan se compromete em divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e partes interessadas, a fim de que seja cumprida integralmente, adotar práticas de promoção da legalidade em todas as suas operações, primar pela transparência de informações e colaborar com investigações, sempre que necessário.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

0800 646 6444

Fale Conosco

Redes Sociais

Redes sociais

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store

Tudo Fácil

Av. Borges de Medeiros, 521
Porto Alegre - RS
Ver no Mapa

Atendimento Online
CORSAN