Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Denúncia Anônima

Esta Central de Manifestação está disponível para que qualquer pessoa (público interno ou externo) possa reportar violações ou suspeitas de descumprimento do Código de Conduta Ética Profissional da Corsan, bem como demais normas internas de ética e obrigacionais (tais como irregularidades ou impropriedades ou, ainda, quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria ou relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente). Os registros aqui incluídos serão apreciados pela Comissão de Ética da Corsan.

O anonimato é garantido, já que não há registro dos IPs dos computadores dos denunciantes ou rastreamento das ligações. Se optar pelo anonimato, não forneça, no relato, detalhes que possam revelar a sua identidade.

A denúncia sem identificação do denunciante é considerada anônima e somente será aceita após:
(1) análise preliminar da gestão do canal e
(2) confirmação de indícios de materialidade e autoria, o que é condição fundamental para iniciar o processo de investigação. No entanto, a falta de dados do denunciante impossibilita uma resposta final e pode dificultar ou inviabilizar a conclusão do processo.

Com o registro efetivado e após análise prévia da gestão do canal, o relato será encaminhado para a área competente (compliance, comitê de ética, auditoria interna ou departamento de sindicâncias), mesmo que o envolvido seja um alto executivo da organização e, eventualmente, se algum profissional desta gerência for mencionado no relato, ele não terá acesso a este registro e será preservada a identidade do manifestante.

Para facilitar a análise da situação que você está relatando, é importante observar e informar o maior número de detalhes possível. Informe sempre de maneira clara e detalhada:
• O que está acontecendo;
• Quem são as pessoas envolvidas;
• Quando aconteceu ou desde quando acontece a situação;
• Onde ocorre a situação;
• Esta situação continua a acontecer?
• Nomes de eventuais testemunhas

É importante que você utilize nomes próprios em lugar de termos como “ele” ou “ela” e caso você deseje, pode ainda anexar fotos, documentos ou outros arquivos ao seu relato.

A ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos e repletos de juízos de valor comprometem a apuração e, por consequência, seus resultados.

Máximo de 10 arquivos de até 5MB cada.
Formatos permitidos: Documentos, Apresentações, Planilhas, Imagens, PDF, Áudios, Vídeos

Atendimento Online
CORSAN