Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Políticas

Política Anticorrupção
     A Política Anticorrupção tem como objetivo assegurar que administradores, colaboradores e parceiros de negócio observem os requisitos não apenas das leis de prevenção e combate à corrupção, mas também das Políticas e procedimentos de integridade da Corsan, de forma a garantir que, durante a condução dos negócios, sejam adotados os mais elevados padrões de integridade, legalidade, ética e transparência.
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Política de Comunicação
     A Política de Comunicação tem por finalidade orientar e esclarecer o público interno sobre temas importantes para a comunicação interna e externa, e também indicar a maneira como a organização compreende a relação com seus públicos. A intenção é legar à Companhia um conjunto de diretrizes e ordenamentos organizacionais, que permitam a todos terem uma visão comum sobre a importância da comunicação, bem como de aspectos gerais de seu funcionamento interno e externo.
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Política de Integridade e Conformidade
     A Política de Integridade e Conformidade tem por finalidade disseminar a cultura de compliance na Corsan, zelando pelo cumprimento de leis, regulamentações e instrumentos organizacionais. Esta Política estabelece diretrizes e orientações visando prevenir, inibir e detectar a ocorrência de atos lesivos contra a Corsan, tais como irregularidades, fraudes e desvios, fortalecendo a imagem, a integridade e demais valores éticos da Companhia, contribuindo com sua gestão e governança corporativa.
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Política de Distribuição de Dividendos
     A Política de Distribuição de Dividendos define as regras e os procedimentos referentes à distribuição de dividendos e/ou juros sobre capital próprio da Corsan; à periodicidade dos pagamentos; aos parâmetros de referência a serem utilizados para definição do montante e dos percentuais do lucro líquido apurado no exercício; às instâncias responsáveis pela proposição da distribuição de dividendos e/ou juros sobre capital próprio; e as circunstâncias e fatores que podem afetar a distribuição.
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Política de Divulgação de Informações
     A presente Política de Divulgação de Informações tem como objetivo regular as práticas de divulgação e o uso de informações acerca de atos e fatos ocorridos ou relacionados aos negócios da Corsan, que sejam considerados relevantes, contemplando também procedimentos relativos à manutenção de sigilo acerca de ato ou fato relevante não divulgado pela Companhia.
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Política de Acesso à Informação
A Política de Acesso à Informação tem por finalidade estabelecer princípios, regras gerais e procedimentos a serem observados no acesso às informações de interesse público relativas à Corsan, assim como estabelece critérios para a definição das informações que devem ser protegidas pelos sigilos estratégico, comercial e industrial, a fim de orientar acionistas e seus representantes, Administradores (membros do Conselho de Administração e da Diretoria Colegiada), membros de demais conselhos e comitês, e colaboradores da Corsan (aprendizes, estagiários, empregados) quanto a sua disponibilização.
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Política de Gestão de Pessoas
     A Política de Gestão de Pessoas da Corsan visa criar um ambiente baseado no respeito à individualidade e ao coletivo, no desenvolvimento das pessoas e da Companhia, na compatibilização com as estratégias do negócio e no incentivo a trajetórias profissionais que incorporem vantagens competitivas para a Companhia. 
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Política de Gestão de Riscos e Controles Internos
     A Política de Gestão de Riscos e Controles Internos  - PGERCI - tem por finalidade, à luz da unificação de conceitos de gestão de riscos e de controles internos (estes como ferramentas de gestão), reduzir os riscos existentes e/ou os que possam se manifestar no futuro, maximizando as oportunidades de negócio e o atingimento dos objetivos estratégicos da Companhia, bem como disseminar a cultura de gestão de riscos e controles internos, para auxiliar na mitigação dos riscos e garantir o cumprimento de leis, regulamentos e normativas internas e externas.
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Política de Governança Corporativa
     A Política de Governança Corporativa tem como objetivo consolidar os princípios e práticas de governança corporativa adotados e aprimorados pela Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, contribuindo para divulgar e fortalecer a transparência de sua gestão.  
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Política de Patrocínios
     A Política de Patrocínio reflete a visão da Companhia acerca do papel do patrocínio, traçando as diretrizes para a atuação da Corsan como patrocinadora. Ao contribuir para viabilizar projetos culturais, sociais e ambientais, a empresa valoriza a sua imagem institucional e legitima o seu posicionamento como uma Companhia atuante nas atividades dos municípios onde presta seus serviços. 
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Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral
     A Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral fixa conceitos e práticas relativas ao assédio moral e, nesse contexto, constitui as diretrizes que estabelecem um ambiente de trabalho voltado à cultura da prevenção, do esclarecimento, da identificação, da correção e das responsabilizações funcionais, a fim de que resulte preservada a dignidade profissional e a integridade emocional dos trabalhadores, bem com mitigado o risco de majoração do passivo trabalhista. 
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Política de Transação com Partes Relacionadas
     A Política de Transação com Partes Relacionadas estabelece regras e procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas, nos termos da legislação e regulamentação aplicáveis, com o objetivo de assegurar a transparência e a equidade nas transações, a fim de que sejam realizadas em linha com as condições pré-estabelecidas e de mercado, no melhor interesse da Corsan e adstritas ao escopo de seu objeto social, e também para que as transações sejam divulgadas detalhadamente, com a tempestividade adequada.
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Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
     A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro tem como objetivo estabelecer diretrizes mínimas para prevenir e detectar eventuais práticas de ocultação de ativos e recursos financeiros, pessoas ou entidades sancionadas e/ou transações que apresentem características suspeitas, que possam incidir em crimes de lavagem de dinheiro ou de ocultação de ativos. 
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Política de Contratação de Terceiros
     A Política de Contratação de Terceiros objetiva regular as práticas de relacionamento com fornecedores de bens e serviços e demais parceiros de negócio com os quais a Corsan mantenha relação na condição de contratante, incluindo entidades subcontratadas que interajam com a Cia. ao longo de seu ciclo de negócios.
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Política de Sustentabilidade Socioambiental
     A Política de Sustentabilidade Socioambiental da Corsan tem como objetivo reforçar o posicionamento da Companhia quanto à conservação do meio ambiente, o bom uso dos recursos naturais e de alinhamento dos processos de organização e de planejamento estratégico de suas unidades com o meio ambiente, incorporando práticas ambientais, sociais e de governança (ASG).
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Política de Brindes e Presentes
     A Política de Brindes e Presentes tem como objetivo estabelecer as diretrizes e orientar a conduta quanto à concessão e/ou recebimento de brindes, presentes e hospitalidades nas relações profissionais, visando evitar favorecimentos ou privilégios indevidos, bem como a ocorrência de desvios de conduta, conflito de interesses e outros atos irregulares ou ilícitos.
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Política de Indicações
A Política de Indicações da Corsan é um instrumento de tomada de decisão da Administração que visa garantir a composição do Conselho de Administração e seus Comitês, do Conselho Fiscal e Diretoria Colegiada, de forma adequada e alinhada às melhores práticas de governança e a legislação e regramentos pertinentes.
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Política de Indicações - Anexo I_Decreto nº 54.110-2018
Política de Indicações_Anexo II_Ficha Cadastral


Política de Privacidade e Proteção de Dados
A Política de Privacidade e Proteção de Dados, tem como objetivo estabelecer diretrizes e responsabilidades que permitam aumentar o nível de segurança na privacidade e proteção de dados, bem como, elencar os direitos e deveres dos usuários, clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio, e também dos visitantes do website da Corsan.
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