Portas Abertas recebe lideranças comunitárias de Lagoa Vermelha, Vacaria e Ibiaçá para conhecer estruturas da Corsan na capital
Publicação:
Com a proposta de aproximar a comunidade e mostrar como funcionam as estruturas da Corsan e toda retaguarda que há por traz das operações de saneamento, uma viagem de conhecimento até a Companhia em Porto Alegre, integrou 36 líderes de bairros e associações de Lagoa Vermelha, Vacaria e Ibiaçá, no último sábado, 31.
O primeiro local visitado foi a sede administrativa no Centro Histórico. O grupo foi recebido pela diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, que falou da proposta do encontro, investimentos feitos e programados para o ano. No Centro Operacional Integrado (COI), foi demostrado o cuidado e o monitoramento à distância 24h, dos sistemas de água em mais de 200 municípios do Estado.
Foram visitadas estruturas operacionais como laboratórios de hidrometria e o de qualidade da água. O grupo conheceu o funcionamento dos hidrômetros (aparelhos que fazem a medição do consumo). Em uma bancada de testes, simularam condições do abastecimento e esclareceram dúvidas sobre o equipamento. Na qualidade da água, químicos, biólogos e demais profissionais do laboratório, demostraram equipamentos, produtos e protocolos adotados para garantir a potabilidade da água nos municípios conforme portarias do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. “Estou encantada com o que vi e atenção que tivemos. Percebi um trabalho muito sério o qual eu não tinha ideia de quantas etapas e processos eram necessários para tratar água. Achei esclarecedor”, afirmou a representante do bairro Vista Alegre de Ibiaçá, Margarete Deon.
Por fim, o grupo conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande em Canoas. Foram percorridas as instalações e os líderes também verificaram amostras de como chega o esgoto e como fica após o tratamento. “Muito interessante! Confesso que não conhecia todo processo necessário para tratar a água. E nesta parte do esgoto então foi uma surpresa pois não temos este serviço ainda em nossa cidade. Achei uma viagem enriquecedora e cultural pois vimos alguns prédios do Centro Histórico”, destacou a representante das associações de bairros de Lagoa Vermelha, Gisele Almeida.
Dentro do programa “Portas Abertas” da Corsan, novos encontros serão feitos localmente com os líderes. E, ao longo no ano, outros municípios serão convidados para conhecer as estruturas em Porto Alegre.