Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Presidente apresenta parcerias da Corsan em evento latino-americano

Publicação:

A diretriz da Corsan de buscar parcerias para ampliar e qualificar a sua prestação de serviços foi apresentada pelo diretor-presidente da Companhia, Roberto Barbuti, no Fórum Latino-Americano “Água: Potabilização, Saneamento e Gestão de Efluentes”, nesta terça-feira (25). O dirigente participou de mesa-redonda virtual sobre os desafios da infraestrutura no saneamento brasileiro.
Barbuti abordou os resultados obtidos com a parceria público-privada (PPP) em andamento na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). “Na linha da Corsan de construir parcerias, a mais evidente foi esta PPP, que visa universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em nove municípios até 2031, antes do prazo previsto no novo marco legal do saneamento. Obtivemos um bom deságio no leilão, vencido pela Aegea, e assinamos a parceria em março de 2020. Todos os envolvidos estão muito satisfeitos. São cerca de R$ 2 bilhões em investimentos, beneficiando 1,5 milhão de pessoas. Tratava-se de uma alternativa viável para alavancar o atendimento em esgoto na região. A partir do sucesso do projeto, contratamos o BNDES para realizar a modelagem, que está em finalização, de outras PPPs em esgotamento sanitário em até 41 municípios gaúchos”, informou.
O presidente salientou que, além das PPPs, a Companhia trabalha com outras alternativas de parceria. Uma delas é a intenção, anunciada recentemente pelo Governo do Estado, de privatizar a Corsan, por meio da pulverização do controle acionário via mercado de capitais. “No setor de saneamento, o norte deve ser buscar as metas de universalização, redução de perdas e qualidade no atendimento. A partir disso, cabe a cada empresa buscar o seu modelo de atuação, considerando sempre esses objetivos e também as circunstâncias de cada caso. É importante estar aberto a alternativas que tragam inovação e eficiência, o que permite chegar a patamares diferenciados e dá mais flexibilidade para solucionar as questões financeiras”, destacou, afirmando ainda que a Corsan estuda a possibilidade de parcerias em outras áreas, como tratamento de resíduos industriais, resíduos sólidos e fibra óptica.
O Fórum é promovido pela Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso da Água (Aladyr). Mediada pelo representante para o Brasil da Aladyr, Eduardo Pedroza, a mesa-redonda também contou com o diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Percy Soares, o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da GS-Inima Brasil, Giuliano Dragone, e o superintendente de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES, Cleverson Aroeira. Realizado até 28 de maio, o evento online reúne representantes de mais de 80 empresas de saneamento da América Latina.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN