São João da Urtiga: Corsan entrega novo sistema de abastecimento de água, com investimento de R$ 5,5 milhões
Publicação:
A Corsan entregou, nesta sexta-feira, 6, as obras do novo sistema de abastecimento de água de São João da Urtiga. Com investimento de R$ 5,5 milhões, foram instalados três poços artesianos, estruturas para o tratamento da água, uma estação de bombeamento e uma tubulação com mais de sete quilômetros de extensão, entre os poços e o reservatório da Companhia, no Centro da cidade.
As obras foram feitas para resolver a dificuldade de captação de água bruta em poços, rios e lagos para ser tratada e distribuída à população. As cerca de 1,4 mil famílias do município vinham sendo abastecidas em parte por duas nascentes, e mais da metade da água consumida era fornecida por dois caminhões-pipas, que faziam o transporte da estação de tratamento de Sananduva ou de Cacique Doble, diariamente. “Isso vai melhorar muito para nós, moradores, pois antes era uma dependência do caminhão-pipa. A cidade cresceu e nos últimos cinco anos sofremos com escassez e seca. Então, eu acredito que essa obra trará qualidade de vida pois agora teremos água o dia todo”, comemorou o técnico de enfermagem Alexandre Costa Pereira.
Os novos poços artesianos foram perfurados na localidade de Linha Guzzo, distante 7,2 quilômetros do Centro da cidade. Nesse local, foi possível encontrar água com a vazão e as propriedades adequadas ao tratamento e consumo. “Já atendíamos o município com água de qualidade. Entretanto, estamos hoje resolvendo um problema histórico de abastecimento em São João da Ortiga. A cidade não tinha poços ou mananciais próximos que dessem conta da demanda. Períodos de seca geravam transtornos e o uso de caminhão-pipa era diário. Agora são três de poços operando, uma estação de bombeamento e mais um reservatório. É segurança e confiabilidade no fornecimento da água”, destacou o gestor de relações institucionais da Regional Planalto da Companhia, Aldomir Santi.
A água será tratada em estruturas junto aos poços e enviada por uma estação de bombeamento até o reservatório da Corsan no Centro e distribuída aos consumidores. O sistema de abastecimento que utiliza água das nascentes e caminhões-pipas será desativado.