Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa

de Solução Individual

     A conservação dos recursos naturais vem sendo um dos temas mais preocupantes nos dias de hoje, tendo em vista a qualidade tanto do meio ambiente quanto da vida, os quais dependem destes recursos.
     Quando não houver rede coletora de esgoto, recomenda-se a utilização de soluções individuais de esgotamento sanitário. Tipicamente, a solução individual é composta por fossa séptica seguida de outros dispositivos de tratamento.
     Por isso, a Corsan está investindo em um novo programa de limpeza programada de soluções individuais em diversos municípios. Uma iniciativa que, além da preservação do meio ambiente com a limpeza e o descarte correto das substâncias poluentes, vai proteger a saúde de todos. 

VOCÊ SABE O QUE É UMA FOSSA SÉPTICA?
     Fossa séptica é um tanque fechado destinado a receber a contribuição dos esgotos domésticos. Nela ocorrem os processos de decomposição e sedimentação, que contribuem para o tratamento dos esgotos. Na fossa séptica, o esgoto sofre a ação de microrganismos que promovem a decomposição dos materiais, principalmente os sólidos, gerando gases e líquidos.
     As unidades de tratamento individuais devem ser construídas e operadas conforme normas técnicas. Pensando nisso, a Corsan elaborou uma cartilha técnica a fim de orientar prefeituras, engenheiros, construtores e usuários em geral sobre a importância e a correta construção e manutenção dos equipamentos de tratamento individual doméstico do esgoto sanitário.

Clique aqui para ver a cartilha

     Amplamente utilizado no Brasil, o tratamento individual só funciona se for corretamente operado e projetado.
     A fossa e o filtro precisam ser limpos periodicamente, pois, quando cheios de sólidos (lodos), se transformam em simples caixas de passagem, causando mau cheiro nas redes pluviais e poluição ambiental.
     Se a sua rua possuir uma rede coletora do tipo “Separador Absoluto”, o sistema de tratamento individual não deve ser utilizado, pois estas redes coletoras devem receber esgoto bruto sem tratamento prévio. Nos demais casos, o sistema de tratamento individual poderá ser aplicado.

     A Corsan está se preparando, tanto em termos operacionais quanto comerciais, para iniciar a prestação do serviço de limpeza programada de soluções individuais.

Atendimento Online
CORSAN