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Substituição de hidrômetros já atingiu 184,5 mil aparelhos na Região Metropolitana

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Imóveis cujo equipamento não for substituído poderão ter abastecimento suspenso

Divulgação: Ambiental Metrosul
Divulgação: Ambiental Metrosul

Um total de 184,5 mil hidrômetros já foram substituídos nos nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre dentro do âmbito da Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan. São eles: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. A substituição está sendo realizada pelas equipes da Ambiental Metrosul, parceira da Corsan na PPP. O objetivo é manter os equipamentos em correto funcionamento, dando mais confiabilidade ao processo de leitura. O hidrômetro novo mede o correto consumo de água - nem pra mais, nem pra menos -, podendo ajudar a identificar eventuais vazamentos. Por isso, estão sendo substituídos os aparelhos instalados aproximadamente há cinco anos, serviço que não representa nenhum custo para o cliente.

Suspensão de abastecimento

Os usuários cujo quadro ou instalações de equipamentos de medição estiverem inacessíveis receberão uma notificação da Corsan, e, mesmo estando em dia com a conta, poderão ter o abastecimento de água suspenso. Por isso, é fundamental que o acesso a esses componentes nos imóveis esteja liberado, garantindo assim a realização de serviços por parte da Corsan. A suspensão do abastecimento devido à impossibilidade de acesso ao quadro será efetivada se, após o cliente ter recebido a notificação, o usuário não autorizar o acesso ao quadro.

Para saber mais informações e esclarecer dúvidas, devem ser contatados os canais de relacionamento da Corsan – telefone 0800.646.6444, app e site corsan.com.br

Saiba mais

Por que trocar o hidrômetro?

Os medidores registram o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural que compromete o seu funcionamento. A recomendação do Inmetro é de que a troca seja feita a cada cinco anos, tempo de vida útil do equipamento. Assim, há maior precisão nos registros do volume de água consumido pelos usuários que são abastecidos pela Corsan.

A substituição tem custo?

Não. O serviço é realizado gratuitamente. 

Como posso identificar os profissionais que farão o serviço?

Para garantir a segurança e a transparência dos trabalhos, o cliente deve solicitar as credenciais das equipes da Ambiental Metrosul, bem como o número do protocolo para a execução do serviço. 

O que muda para o cliente?

A substituição do hidrômetro garante uma medição mais confiável do consumo de água.

O que acontece com quem não autorizar o acesso ao quadro?

Conforme resoluções das agências reguladoras Agesan (nº 003/2021) e Agergs (nº 467/2018), a Corsan tem direito de suspender o abastecimento de água em imóveis cujo quadro é inacessível para realização de serviços. A suspensão por esse motivo ocorrerá após notificação do usuário e a manutenção da inacessibilidade aos equipamentos de medição.

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