Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Superintendente fala sobre desafios da Corsan em evento da UCS

Publicação:

Superintendente fala sobre desafios da Corsan em evento da UCS
Superintendente fala sobre desafios da Corsan em evento da UCS

A superintendente de Relações Institucionais da Corsan, Samanta Popow Takimi, abordou em palestra, na noite desta terça-feira (8), os desafios da empresa diante do novo marco legal do saneamento básico e da proposta de privatização da Companhia. Ela representou a Corsan em evento online da Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Takimi iniciou sua participação salientando que o saneamento é um desafio contínuo, o qual envolve projetos de pequeno e grande porte e também parcerias em inovação e educação ambiental com escolas e universidades. Conforme a superintendente, o novo marco do setor definiu metas claras, que demandam trabalho de diálogo e orientação junto aos municípios. Destacou que a intenção do governo estadual de privatizar a Companhia se deu pelo objetivo de viabilizar a universalização dos serviços no prazo legalmente estabelecido. “A privatização é um meio para se cumprir os compromissos de atendimento, buscando libertar a empresa de amarras burocráticas e facilitar a captação de recursos. Trata-se de uma forma viável de universalizar os serviços de água e esgoto até 2033, saindo da reatividade para a proatividade. A Corsan sabe o que precisa ser feito e pretende se manter presente nos municípios de forma qualificada”, afirmou.
Em decorrência da nova legislação, destaca a superintendente, a Corsan pretende firmar aditivos aos contratos vigentes com os municípios e buscar soluções adaptadas às realidades locais, o que envolve ações como, por exemplo, o programa SoluTrat, dedicado à limpeza de fossas sépticas. A representante da Companhia apresentou ainda outras iniciativas recentes da empresa, como a perfuração de poços na região da Serra para garantir o abastecimento da população em período de estiagem e a pré-aprovação de financiamento junto à International Finance Corporation (IFC) para investimentos em redução de perdas e eficiência energética.
Durante o evento, Takimi respondeu perguntas do público presente, composto por mais de 50 pessoas, entre estudantes e professores dos cursos de Engenharias Ambiental e Civil e Biologia da UCS. Coordenada pelos professores Lademir Luiz Beal e Tiago Panizzon, a atividade também contou com palestra do engenheiro Gerson Panarotto, do Serviço Autônomo Municipal e Água e Esgoto (Samae), de Caxias do Sul.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

0800 646 6444

Fale Conosco

Redes Sociais

Redes sociais

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store

Tudo Fácil

Av. Borges de Medeiros, 521
Porto Alegre - RS
Ver no Mapa

Atendimento Online
CORSAN