Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ÁGUA 360°

Ultrapassando as fronteiras do saneamento básico, a Corsan amplia seu conjunto de serviços em todo o caminho da água, com fortes investimentos em inovação e tecnologia.

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da conservação da água, dependem de iniciativas que contemplem ainda mais do que o saneamento básico, e que venham propor soluções ambientais em todas as etapas do caminho da água.

De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem para a irrigação. Apenas 2,5% da água disponível é doce, sendo a maior parte (69%) de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. (Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico)

A partir de sua expertise e com o olhar para o futuro, a Corsan propõe um movimento na busca pela sustentabilidade hídrica e com a participação da sociedade. É o movimento Água 360º, que tem como objetivo ampliar a visão sobre a água e também um convite ao cuidado com esse bem essencial para todos.

Água 360 é o olhar sobre cada etapa do caminho da água de forma ampla e a partir dele realizar ações para o meio ambiente, que somos parte e precisamos cuidar hoje para garantir um amanhã melhor pra todos.

ÁGUA 360º
ÁGUA 360º

Para que esse movimento aconteça, foram criados grandes eixos que contemplam as ações de tecnologia e inovação que a companhia está desenvolvendo e que necessitam da participação da população para o ciclo se desenvolver. Vamos cuidar juntos?

Conheça os eixos do movimento Água 360º:

Cuidado 360º
Cuidado 360º

Conservando os recursos hídricos em todas as etapas do caminho da água 

Diversas ações da Corsan se refletem no cuidado com os recursos hídricos, como forma de garantir o abastecimento de água regular e a sustentabilidade dos seus processos. 

A partir de investimentos recentes, a companhia tem como objetivo reduzir as perdas físicas (água perdida na rede de distribuição) e comerciais (água que é utilizada pela população, mas não faturada), além da substituição de bombas obsoletas e outros equipamentos que são grandes consumidores de energia elétrica – por meio do contrato assinado recentemente com a International Finance Corporation (IFC).

Saiba mais:
https://www.corsan.com.br/operacao-da-corsan-com-a-ifc-e-caracterizada-como-financiamento-sustentavel 

No contexto de sustentabilidade dos processos, estão em andamento projetos e ações de gerenciamento de resíduos como lodo das Estações de Tratamento de Água, que pode se transformar em subproduto, garantindo uma destinação final sustentável. Recentemente foi assinado um contrato com o Senai para gerenciamento de resíduos sólidos, que vai proporcionar uma gestão integrada dos resíduos em toda a companhia a partir de um diagnóstico ambiental abrangendo Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e a Sede. Após o diagnóstico, serão traçadas as linhas de ação para dez regiões, 317 municípios e 619 endereços. 

Saiba mais:
https://www.corsan.com.br/assinado-contrato-com-senai-fiergs-para-gerenciamento-de-residuos-solidos

 Sobre a conservação dos recursos hídricos, existem importantes ações como:

- assegurar algumas das condições necessárias para garantir a conservação dos mananciais do estado, em conjunto com os comitês de bacias hidrográficas;
- sobre as nascentes de água, a Corsan e o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançaram uma parceria para mapear e conservar as nascentes, por meio do aplicativo Água para o Futuro e do Programa Especial de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA). Após os registros das nascentes, mediante avaliação técnica, será possível definir se estão preservadas ou não e estabelecer ações de manutenção ou de recuperação das fontes de água que apresentem irregularidades ambientais. 

O convênio vai fomentar práticas transparentes de recuperação e conservação de áreas de proteção permanente (APPs) associadas às nascentes, garantindo um apoio que beneficia diretamente a sociedade e os usuários da água e valoriza as propriedades rurais e as fontes de abastecimento. Além de contribuir para a segurança hídrica e o abastecimento público de água.

Educação 360º
Educação 360º

Sensibilizando as gerações futuras para a importância do caminho da água 

A Corsan implantou em 2020 um Programa de Educação Ambiental, na qual estabelece diretrizes e metas paras as ações de educação ambiental na Companhia. A Corsan atualmente, conta com mais de 300 multiplicadores ambientais que desenvolvem atividades nos municípios atendidos pela companhia. Visando a padronização das ações e melhoria na qualidade, a Corsan está realizando em parceria com o Senai, um curso de capacitação dos multiplicadores ambientais, onde os colaboradores aprendem conteúdos técnicos do saneamento e estratégias didáticas de ensino. 

As ações de educação e estímulo às boas práticas junto ao meio ambiente, além de ampliar as ações de educação ambiental desenvolvidas pela companhia, se somam ao projeto de sustentabilidade H2oje - um sistema integrado que reúne informações e alerta sobre sustentabilidade hídrica. 

Muito além de um agregador de conteúdo, a proposta é criar consciência a partir de uma transformação cultural. Acreditamos que a água é o futuro das crianças e é por meio delas que podemos garantir o hoje e o amanhã.

Saiba mais: https://www.h2oje.com/

Além desse projeto, a Corsan desenvolve outras ações de educação ambiental que visam estimular a participação de estudantes como o Jovens Embaixadores do Saneamento (viagem de estudos virtual para alunos de escolas públicas). O projeto visa trabalhar a educação ambiental nas regiões próximas das obras de saneamento aproximando a Corsan da comunidade e sensibilizando as novas gerações a cuidar do meio ambiente.

Saiba mais: https://www.h2oje.com/jovens-embaixadores-do-saneamento/

Turismo 360º
Turismo 360º

Aumentando o potencial econômico dos municípios turísticos

As ações para a conservação dos recursos hídricos e cuidados com o meio ambiente, não apenas pela Corsan mas por toda a sociedade, repercutem diretamente na melhoria do ambiente em locais que abrigam o turismo, atraindo mais pessoas. O que também vai se refletir na base da economia desses municípios.

A Corsan tem ações em andamento que visam reduzir a contribuição de esgoto, e assim, conservar o corpo hídrico em regiões de turismo do Rio Grande do Sul como norte, litoral e serra.

Um desses investimentos é na região das Hortênsias, onde está em fase final a obra das novas instalações da estação de tratamento de esgoto Santa Terezinha, que vai duplicar a capacidade, podendo tratar até 90 litros por segundo. A obra consiste em dois módulos de estação pré-fabricada junto à ETE existente, uma solução histórica por meio de uma obra de qualidade, que representa investimento em tecnologia, modernização e eficiência operacional. E que visa também reduzir a contribuição de esgoto no corpo hídrico, conservando um dos cartões-postais da serra gaúcha: a cascata do Caracol.

Serviços 360º
Serviços 360º

Desenvolvendo inovações para melhorar processos no caminho da água

Os processos de tratamento de água da Corsan acompanham as inovações atuais com o objetivo de automatizar o serviço e de qualificar ainda mais o atendimento. A ETA 4.0 visa a implantação de sistema de tecnologias e metodologias inteligentes, para automatizar as análises e o controle de parâmetros de potabilidade na Estação.

Qualificar o atendimento também é atender a população de baixa renda. Esse é o objetivo do programa Água, Vida e Cidadania, que leva abastecimento de água para as famílias, em áreas de ocupação consolidada, que não têm acesso à água tratada de qualidade, oportunizando mais saúde, dignidade e cidadania.

Dentre as ações voltadas para a qualidade de vida e qualificação dos processos, a companhia desenvolve orientações sobre o descarte do esgoto doméstico (para quem tem solução individual- fossa séptica), é o Solutrat - programa de limpeza de fossas sépticas.

Este programa visa realizar a limpeza periódica das fossas sépticas e trazer informações para o cidadão sobre a importância e os benefícios da realização desta limpeza para o meio ambiente.

Saiba mais: https://www.corsan.com.br/solutrat

Como podemos cuidar juntos:
- Fortalecemos o nosso plano de investimentos. Prefeito, fale com nossa equipe e saiba como se engajar neste projeto.
- Estamos ampliando nossas parcerias locais. Profissional da educação e organizações de meio ambiente, procurem nossos multiplicadores ambientais e visitem nossa plataforma H2oje.
- Contamos com o Projeto Pagamento por Serviços Ambientais - Secretarias municipais de Meio Ambiente entrem em contato com nossa Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para saber mais.
- Buscamos inovação e tecnologia. Universidades parceiras e hubs de inovação, estamos abertos para construir juntos.
- Queremos inspirar a colaboração. Cidadão, compartilhe seus projetos de sustentabilidade com a sua prefeitura e com a Corsan. Acompanhe as iniciativas nas nossas redes e traga sua ideia. Vamos juntos neste movimento.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

0800 646 6444

Fale Conosco

Redes Sociais

Redes sociais

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store

Tudo Fácil

Av. Borges de Medeiros, 521
Porto Alegre - RS
Ver no Mapa

Atendimento Online
CORSAN