Oficinas para alunos do Colégio Militar em Santa Maria ensinam a transformar óleo de cozinha usado em sabão

Publicação:

Mais de 50 alunos do 6º ano do Colégio Militar de Santa Maria participaram, na última sexta-feira, 9, de oficinas de produção de sabão ecológico promovidas pela Corsan. As atividades fizeram parte do programa De Olho no Óleo, desenvolvido pela Companhia para transmitir conhecimento sobre preservação ambiental e o reaproveitamento de óleo de cozinha para evitar o descarte inadequado.

A proposta é transformar um resíduo doméstico em produto que pode ser utilizado no dia a dia. Os alunos aprenderam as etapas de fabricação do sabão ecológico e receberam orientações sobre os cuidados necessários no manuseio dos materiais. Também foi reforçada a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras e óculos.

Além de incentivar uma nova destinação ao óleo usado, as oficinas promovidas pela Corsan contribuem para conscientizar sobre os impactos do descarte incorreto. Quando despejado em pias, ralos ou vasos sanitários, o material pode provocar entupimentos nas redes de esgoto, prejudicar o funcionamento do sistema e causar poluição. Cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. O recomendado é que o produto seja acondicionado em garrafas PET e entregue em locais de encaminhamento para reciclagem.

Conscientização e informação

Para a analista de responsabilidade social da Corsan Lisiane Brum, as oficinas mostram como mudanças simples na rotina podem trazer benefícios para todos. “O programa De Olho no Óleo tem como focos a conscientização e informações para as pessoas entenderem como uma prática sustentável pode mudar o ambiente. Pequenas atitudes se tornam grandes quando usamos a educação como agente transformador”, afirma.

As oficinas são conduzidas pela equipe de responsabilidade social da Corsan e levadas a grupos, escolas e entidades interessados. Desde a criação do programa, em 2023, a Companhia já recolheu e encaminhou para destinação adequada 7.807 litros de óleo de cozinha usado. Isso representa um volume que poderia contaminar aproximadamente 156,14 milhões de litros de água. A quantidade equivale a mais de 62 piscinas olímpicas.

Entidades, grupos comunitários e instituições interessados em conhecer os programas socioambientais da Corsan ou solicitar a realização de oficinas e palestras podem entrar em contato pelo telefone (55) 99623-4814.