A Corsan vai interligar, a partir das 4h da madrugada de segunda-feira, 18, o novo trecho de 150 metros de tubulação que levará água do Rio Ibicuí para a estação de tratamento em Santa Maria. A antiga canalização de ferro foi substituída por uma adutora de polietileno de alta densidade com diâmetro de 600 milímetros (mm), que vai garantir maior segurança operacional ao sistema de captação de água no rio para tratamento. O investimento da Companhia foi de R$ 2 milhões.
Segundo o supervisor de operações da Corsan, Marcelo Moura dos Santos, o serviço será concluído em 12 a 15 horas. A nova estrutura de 600mm fica abaixo do rio e é envolvida por outra de 800mm. Para completar a proteção, as duas receberam revestimento em concreto. Isso vai evitar que ocorram rompimentos como os que aconteceram nas enchentes de maio de 2024 e junho de 2025.
“A Corsan está agindo preventivamente antes de novos eventos climáticos que possam afetar as nossas estruturas. Essas obras garantem que teremos um sistema mais resistente e seguro”, explica a gerente de relações institucionais da Companhia em Santa Maria, Andréia Zanini.
Caminhões-pipas vão auxiliar abastecimento
Durante a interligação, a vazão de água à estação de tratamento ficará reduzida. Por isso, poderá haver instabilidade ou interrupção de abastecimento no Centro e nos bairros São João, Caturrita, Salgado Filho, Carolina, Nossa Senhora do Rosário, Passo da Areia, Juscelino Kubitschek, Patronato, Noal, Renascença, Duque de Caxias, Dom Antônio Reis, Cerrito, Urlândia, Lorenzi, Tomazetti e Passo das Tropas.
A Corsan vai utilizar caminhões-pipas para atendimento emergencial a hospitais, escolas, unidades básicas de saúde e condomínios durante o período do serviço. A previsão é que o abastecimento seja normalizado gradualmente à noite de segunda-feira, à medida que os reservatórios recuperarem os níveis ideais de armazenamento. Nas regiões mais distantes da estação de tratamento, a distribuição de água poderá levar mais tempo para se normalizar completamente.