Corsan promove treinamento preventivo de desocupação de área da barragem DNOS em Santa Maria

Publicação:

Barragem DNOS abrange dez quilômetros do Rio Vacacaí Mirim.
Barragem DNOS abrange dez quilômetros do Rio Vacacaí Mirim.

A Corsan e a Defesa Civil de Santa Maria farão, na próxima semana, uma simulação de retirada de moradores da área de autoproteção da barragem DNOS, que abrange dez quilômetros do Rio Vacacaí Mirim. O treinamento preventivo vai ensinar a população como agir em situações de emergência.

Serão realizadas dez atividades semelhantes, uma em cada ponto de encontro previamente definido pela empresa Geometrisa, contratada pela Corsan para elaborar o Plano de Ação de Emergência de Segurança das Barragens (instituído pela Lei Federal 12.334/2010).

Na próxima terça-feira, 25, às 10h, ocorrerá o primeiro exercício, que terá como ponto de encontro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Grau, na Rua Ivorá, no bairro João Goulart. Será simulada uma situação em que os moradores precisariam sair rapidamente dos locais próximos à barragem. Uma van com sirene vai alertar sobre a necessidade de a população ser deslocada para os pontos de encontro definidos, que estarão indicados por placas de rotas de fuga, já instaladas no ano passado.

Esclarecimento às comunidades

Desde o início do mês, a Corsan está realizando reuniões com as forças de segurança, lideranças comunitárias e instituições de ensino de Santa Maria para preparar as comunidades para o treinamento e informar que a barragem não corre nenhum risco. É apenas uma iniciativa de prevenção.

“É importante que todos sejam bem esclarecidos para que não ocorra pânico ou informações que não procedam. O simulado é um exercício exigido por lei, que a Corsan, como empreendedora da barragem, precisa realizar”, explica a gerente de relações institucionais da Companhia na Região Central, Andréia Zanini.

Desde essa terça-feira,18, uma equipe da empresa Geometrisa está percorrendo as regiões próximas à barragem DNOS para convidar os moradores a participarem do treinamento. O exercício irá se repetir nos dias 26 e 27, nos bairros Pé de Plátano, KM 3 e São José.