Comitê de Voluntariado da Corsan promove ação em escola de Sapiranga pelo Dia Mundial da Limpeza

Publicação:

Um grupo de voluntários da Corsan, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Sapiranga, desenvolveu, nesta quarta-feira, 30, uma atividade de conscientização ambiental no Centro Municipal de Educação (CME) Ayrton Senna, em Sapiranga. Uma turma do 4º ano da escola participou de brincadeiras em área coberta e do plantio simbólico de mudas frutíferas no pátio da instituição.

A coleta de resíduos em via pública do bairro Voo Livre para destinação adequada, inicialmente prevista na programação, não foi possível devida à chuva.

A atividade integrou a programação alusiva ao World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza, movimento internacional de mobilização contra o descarte inadequado de lixo e a poluição, celebrado em 20 de setembro. A iniciativa reúne voluntários em diferentes países para ações de limpeza e conscientização sobre consumo, destinação de dejetos e preservação dos espaços compartilhados.

“Trouxemos um grupo de voluntários da Corsan para realizarmos, inicialmente, a limpeza dos materiais e resíduos descartados indevidamente no entorno da escola. Infelizmente, as condições do tempo não possibilitaram essa prática, mas ainda assim desenvolvemos diversas atividades lúdicas sobre o tema com o grupo de estudantes”, explica o supervisor de responsabilidade social da Corsan, Airton Rodrigues.

“O Dia Mundial da Limpeza merece também a reflexão de que, melhor do que limpar é não fazer o descarte incorreto de resíduos”, acrescenta a supervisora regional de meio ambiente da Companhia, Maria Carolina Ramme.

Árvores nativas

As mudas de árvores nativas da espécie araçá-amarelo plantadas no pátio da escola foram provenientes do Viveiro Vegetal mantido pela Corsan. Elas tinham sido disponibilizadas pelo Departamento de Meio Ambiente. O plantio também marcou o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

A coordenadora do CME Ayrton Senna, Raquel Salla Cauduro, disse que as crianças estavam ansiosos pelo dia da atividade. “Iniciativas como essas são muito importantes para nós, que trabalhamos os mais diversos temas dentro da escola, porque trazem pessoas com conhecimento técnico para agregar informação aos nossos alunos”, afirma.

Ao longo do mês de setembro, a Corsan realizou ações referentes ao Dia Mundial da Limpeza em mais de dez cidades. A programação reuniu colaboradores voluntários, estudantes, professores, moradores, prefeituras, cooperativas e outras entidades parceiras em atividades de limpeza e educação ambiental, reforçando a importância da destinação correta de materiais e da preservação das fontes naturais e reservas de água.