Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançada em Venâncio Aires parceria com MPRS para conservação de nascentes

Publicação:

Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, falando durante o ato de lançamento da parceria
Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, falando durante o ato de lançamento da parceria

A Corsan e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançaram, nesta quarta-feira (14), uma parceria que busca mapear e conservar nascentes de água, por meio do aplicativo Águas para o Futuro. O lançamento ocorreu na sede do MPRS em Venâncio Aires, sendo o primeiro município a utilizar o app “Águas para o Futuro” no Estado.

Firmado em 11 junho, o convênio entre as duas instituições tem o objetivo de estabelecer o acesso da Corsan ao sistema Água para o Futuro, com repasse das informações ao MPRS das nascentes que forem localizadas e cadastradas pela Companhia no âmbito do Programa Especial de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA).

O PPSA é um instrumento econômico que prevê remuneração as ações de conservação e restauração do meio ambiente de forma voluntária, seguindo o princípio protetor-recebedor. O projeto-piloto da Corsan está em andamento no município de Venâncio Aires, por meio de parceria com a Unisc, e abrange a sub-bacia do arroio Castelhano, a montante do ponto de captação da Companhia. Ele tem como objetivo melhorias na qualidade e disponibilidade das águas do Arroio Castelhano.

No evento, o projeto foi apresentado aos participantes, ressaltando a importância das questões socioambientais que fazem parte do escopo. Nesse contexto, a Corsan salientou o importante papel que tem para a sociedade, bem como para os recursos naturais, em especial a água.

Na oportunidade, a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Liliani Cafruni, reafirmou o compromisso da Companhia nas melhorias dos recursos hídricos, ou seja, na quebra de paradigma em pagar ao protetor, sendo importante a parceria com a sociedade. O prefeito Jarbas da Rosa lembrou que o município tem essa cultura de cuidar das suas águas. “Além do mapeamento existente, possuímos 17 nascentes recuperadas. Esperamos que, com esse projeto, passemos a ser referência nesse cuidado no RS e no Brasil”.

Também estiveram presentes representantes da Corsan, MPRS, Prefeitura de Venâncio Aires, Unisc, Crea-RS e Rotary Club do município.

Mapeamento e conservação de nascentes 

Após o registro das nascentes, é possível, mediante avaliação técnica, definir se estão preservadas ou não e estabelecer ações de manutenção ou de recuperação das fontes de água que apresentem irregularidades ambientais. Na parceria firmada, compete ao MPRS disponibilizar à Corsan o acesso ao sistema e receber as informações sobre as nascentes. Cabe à Companhia, por sua vez, registrar no aplicativo as nascentes localizadas e cadastradas no escopo do PPSA, elaborar relatório detalhado sobre a localização das nascentes, suas características gerais (estado de preservação, necessidades para recuperação, contatos dos proprietários etc.) e encaminhar os relatórios referentes às nascentes às Promotorias de Justiça, de acordo com a localização geográfica.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN