Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançada em Venâncio Aires parceria com MPRS para conservação de nascentes

Publicação:

Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, falando durante o ato de lançamento da parceria
Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, falando durante o ato de lançamento da parceria

A Corsan e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançaram, nesta quarta-feira (14), uma parceria que busca mapear e conservar nascentes de água, por meio do aplicativo Águas para o Futuro. O lançamento ocorreu na sede do MPRS em Venâncio Aires, sendo o primeiro município a utilizar o app “Águas para o Futuro” no Estado.

Firmado em 11 junho, o convênio entre as duas instituições tem o objetivo de estabelecer o acesso da Corsan ao sistema Água para o Futuro, com repasse das informações ao MPRS das nascentes que forem localizadas e cadastradas pela Companhia no âmbito do Programa Especial de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA).

O PPSA é um instrumento econômico que prevê remuneração as ações de conservação e restauração do meio ambiente de forma voluntária, seguindo o princípio protetor-recebedor. O projeto-piloto da Corsan está em andamento no município de Venâncio Aires, por meio de parceria com a Unisc, e abrange a sub-bacia do arroio Castelhano, a montante do ponto de captação da Companhia. Ele tem como objetivo melhorias na qualidade e disponibilidade das águas do Arroio Castelhano.

No evento, o projeto foi apresentado aos participantes, ressaltando a importância das questões socioambientais que fazem parte do escopo. Nesse contexto, a Corsan salientou o importante papel que tem para a sociedade, bem como para os recursos naturais, em especial a água.

Na oportunidade, a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Liliani Cafruni, reafirmou o compromisso da Companhia nas melhorias dos recursos hídricos, ou seja, na quebra de paradigma em pagar ao protetor, sendo importante a parceria com a sociedade. O prefeito Jarbas da Rosa lembrou que o município tem essa cultura de cuidar das suas águas. “Além do mapeamento existente, possuímos 17 nascentes recuperadas. Esperamos que, com esse projeto, passemos a ser referência nesse cuidado no RS e no Brasil”.

Também estiveram presentes representantes da Corsan, MPRS, Prefeitura de Venâncio Aires, Unisc, Crea-RS e Rotary Club do município.

Mapeamento e conservação de nascentes 

Após o registro das nascentes, é possível, mediante avaliação técnica, definir se estão preservadas ou não e estabelecer ações de manutenção ou de recuperação das fontes de água que apresentem irregularidades ambientais. Na parceria firmada, compete ao MPRS disponibilizar à Corsan o acesso ao sistema e receber as informações sobre as nascentes. Cabe à Companhia, por sua vez, registrar no aplicativo as nascentes localizadas e cadastradas no escopo do PPSA, elaborar relatório detalhado sobre a localização das nascentes, suas características gerais (estado de preservação, necessidades para recuperação, contatos dos proprietários etc.) e encaminhar os relatórios referentes às nascentes às Promotorias de Justiça, de acordo com a localização geográfica.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

0800 646 6444

Fale Conosco

Redes Sociais

Redes sociais

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store

Tudo Fácil

Av. Borges de Medeiros, 521
Porto Alegre - RS
Ver no Mapa

Atendimento Online
CORSAN