A Corsan está reforçando as ações preventivas nos sistemas de abastecimento de água da Fronteira Oeste, Missões, Noroeste e Vale do Taquari para reduzir os riscos de interrupções e ampliar a capacidade de resposta diante dos eventos climáticos previstos para os próximos dias.
As medidas incluem manutenção preventiva, monitoramento 24 horas, acompanhamento dos níveis dos rios, preparação das equipes e disponibilização de equipamentos para possíveis situações emergenciais.
Entre as ações estão o geofonamento e o mapeamento de vazamentos não aparentes nas redes de abastecimento. A técnica permite identificar, por meio de equipamentos específicos, sons provocados pela movimentação da água no subsolo e localizar pontos de vazamento antes que causem maiores impactos no fornecimento.
As equipes também estão sendo treinadas para a instalação e operação de equipamentos e sistemas de bombeamento de água, ampliando a preparação para atuações emergenciais. Nas captações de água bruta, são realizadas limpezas preventivas nos sistemas de bombeamento e nos crivos, filtros que impedem a entrada de materiais como pedras, galhos e resíduos orgânicos, que podem prejudicar o funcionamento das bombas.
Os sistemas de abastecimento permanecem monitorados 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas (COI), que acompanha o funcionamento das estruturas, identifica alterações em tempo real e permite o acionamento das equipes quando necessário.
Monitoramento dos rios e medidas de contingência
A Corsan acompanha a elevação dos níveis dos rios em Rosário do Sul, Dom Pedrito, Três Passos, Crissiumal, Barra do Quaraí, São Borja, Itaqui, Santo Ângelo e Porto Xavier. Neste último município, o rio já atingiu a cota de inundação. Na região de Frederico Westphalen, também são monitorados os rios Uruguai, Fortaleza e do Mel. O acompanhamento permite antecipar possíveis danos às estruturas de captação, adotar medidas para reduzir impactos no abastecimento e agilizar a resposta em caso de ocorrências provocadas pelas cheias.
Em Soledade, Cruz Alta, Carazinho e Ijuí, geradores permanecem nas captações como medida de precaução em caso de falta de energia elétrica, para contribuir com a continuidade do fornecimento de água. Na região de Frederico Westphalen, a Corsan também disponibiliza dois geradores que poderão ser deslocados para estruturas de captação ou tratamento em eventuais situações de falta de eletricidade.
No Vale do Taquari, o plano de emergência, já aplicado durante a última cheia do Rio Taquari, há duas semanas, prevê a mobilização de mergulhadores para reparos nos sistemas de bombeamento das captações de água bruta, a instalação de geradores em caso de falta de energia elétrica e a disponibilização de caminhões-pipa para reforçar o abastecimento dos reservatórios caso os níveis de armazenamento diminuam.
Em Lajeado, as equipes também acompanham a possibilidade de aumento da turbidez da água do Rio Taquari, situação que pode exigir a intensificação do tratamento.
Além disso, profissionais e fornecedores da Companhia permanecem de sobreaviso para atuar em situações emergenciais. A mobilização permite agilizar a disponibilização de equipes, equipamentos e materiais para restabelecer o funcionamento das estruturas e reduzir eventuais impactos no fornecimento de água.
As ações fazem parte do trabalho permanente da Corsan para aumentar a segurança operacional dos sistemas e contribuir para a continuidade do abastecimento, especialmente em períodos de previsão de condições climáticas adversas.