Capitão Seboso, Madame Bloqueio, Papeleiro Maluco, Dr. Veneno e Sr. Infiltrado desembarcaram em Santa Rosa nesta terça-feira, 30, mas encontraram uma turma preparada para combater os vilões do esgoto. O projeto educativo Patrulha Contra os Vilões do Esgoto, desenvolvido pela Corsan, passou por duas escolas do município e reuniu 438 alunos em atividades sobre saneamento básico, preservação do meio ambiente e descarte correto de resíduos.
No turno da manhã, a ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa de Lima, popularmente conhecida como Liminha, e contou com a participação de cerca de 200 estudantes. À tarde, foi a vez da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta receber o projeto, envolvendo 238 alunos.
Voltada para crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa utiliza teatro, jogos educativos e desafios interativos para ensinar, de forma lúdica, sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos na rede de esgoto. Durante as apresentações, os personagens mostram como o lançamento de papel higiênico, fraldas, absorventes, óleo de cozinha, medicamentos e outros materiais pode provocar entupimentos, extravasamentos e danos ao meio ambiente.
Após o espetáculo, os estudantes participam de um circuito de atividades que reforça os conceitos apresentados e estimula a adoção de hábitos mais conscientes no dia a dia. Ao final, as escolas recebem um certificado simbólico de Escola Combatente dos Vilões do Esgoto.
“Mais do que ensinar sobre o funcionamento da rede de esgoto, esse projeto busca despertar nas crianças o sentimento de cuidado com a água, com o meio ambiente e com os espaços coletivos. A proposta é que esse conhecimento também chegue às famílias, incentivando hábitos mais conscientes dentro de casa e fortalecendo a educação ambiental nas comunidades”, destaca a supervisora de Responsabilidade Social da Corsan, Keri Machado.