Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Iniciado programa Solutrat para limpeza de fossas

Publicação:

Iniciado programa Solutrat para limpeza de fossas
Iniciado programa Solutrat para limpeza de fossas

A Corsan iniciou, em março, o programa SoluTrat (Solução em Tratamento de Esgoto), que presta o serviço de limpeza programada de fossas sépticas e destinação adequada dos efluentes. O primeiro município beneficiado é Entre-Ijuís, na região das Missões.

Conforme a assessora-chefe da Unidade de Apoio ao Programa de Soluções Individuais (Unisi), Carina Oliveira da Cunha, a atualização do marco legal do saneamento, por meio da Lei 14.026/20, estabeleceu que os contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento deverão definir metas de universalização que garantam o atendimento de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033. “O SoluTrat apresenta-se como uma solução viável que contribui para a universalização dos serviços de saneamento básico”, afirma Carina.

A disponibilidade do serviço é informada por meio de notificação aos clientes, que devem agendar vistoria com a Corsan. Como forma de incentivo, a Companhia oferece isenção de 180 dias da cobrança do serviço para quem agenda a vistoria até 30 dias após a notificação. A isenção é de 90 dias para os clientes que marcam a vistoria de 31 a 60 dias depois de serem notificados, e de 30 dias para quem agenda de 61 a 120 dias após a notificação. Sem a limpeza periódica, o lodo se acumula, diminuindo o espaço no recipiente e arrastando sólidos para o filtro e o sumidouro. Com isso, pode ocorrer mau cheiro, transbordamento e ineficiência no tratamento, contaminando o meio ambiente.

O diretor Comercial, Inovação e Relacionamento, Jean Bordin, e a equipe da Unisi vêm apresentando o programa aos municípios em que há condições operacionais imediatas de iniciar a prestação do serviço, tendo em vista as especificidades técnicas das Estações de Tratamento de Esgoto e respectivos licenciamentos ambientais. A maioria dos prefeitos sinalizou positivamente à adesão ao SoluTrat, considerando também não haver viabilidade técnica e econômico-financeira para implantação de sistema coletivo, cenário de muitos municípios atendidos pela Corsan. O cronograma de implantação da prestação do serviço depende de ritos institucionais, entre eles a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e a celebração de termo aditivo ao contrato de programa, além de obras de engenharia.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN