Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Investimentos de R$ 91,5 milhões nos esgotos sanitários de Guaíba

Publicação:

ETE Guaíba
ETE Guaíba - Foto: Divulgação

A Companhia Riograndense de Saneamento já investiu mais de R$ 91,5 milhões na implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Guaíba. Entre as obras concluídas, destaca-se a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que tem capacidade, nesta primeira etapa, para tratar 240 litros por segundo. Além da ETE, que já tem projeto pronto de dois novos módulos para implantação no futuro, quando a demanda exigir, foram construídas três elevatórias de esgoto e assentados 66 Km de redes coletoras, o que beneficia 9.341 ligações localizadas no Centro e nos bairros Alvorada, Loteamento Engenho, essas já concluídas, enquanto estão em execução obras na Bela Vista, Ermo, Colina, Nossa Senhora de Fátima, Parque 35 e Coronel Nassuca. Os trabalhos de novas redes também se estendem para o Centro, Alvorada e Loteamento Engenho.


Segundo o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, “a companhia vem investindo em Guaiba e nos municípios de sua área de concessão buscando a universalização do serviço de água e tratamento de esgoto.  Ainda temos muitos desafios, mas obras como esta de Guaíba vem sendo finalizadas em várias localidades e mostram à população o compromisso que temos com a saúde e o meio ambiente nas comunidades que atendemos”, ressaltou o dirigente da área de expansão da empresa.


Com essas obras concluídas ainda este ano, a Corsan estima que 19% da população passe a contar com esgotamento sanitário em Guaíba, o que vai se refletir na melhoria das condições ambientais e na qualidade de vida. Além disso, a cidade está incluída nos investimentos previstos na PPP (Parceria Público-Privada), que vai universalizar o atendimento num prazo de 11 anos, acelerando a cobertura de esgotos que deverá chegar próxima a 90% da área urbana.

Atendimento Online
CORSAN