Limpeza preventiva na estação de tratamento Fiuza reforça sistema de abastecimento de água

Publicação:

A Corsan realizou, no último final de semana, uma limpeza preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta Fiuza, em Viamão. O trabalho, que contou com o auxílio de mergulhadores, tem como objetivo garantir a eficiência da captação de água bruta e a regularidade do abastecimento à população.

Durante os dois dias de atividades, foram limpas as estruturas da área de captação, os filtros e outros equipamentos essenciais ao funcionamento do sistema. Também foram removidos resíduos como galhos, areia e outros sedimentos que comprometiam o fluxo da água no local.

O supervisor de Operações da Corsan, Diogo Guimaraes Goncalves, explica que esse tipo de manutenção é realizado periodicamente e, atualmente, com maior frequência devido às obras em uma rodovia próxima à estação. “Parte do material proveniente desse local acaba chegando ao Fiuza, o que tem aumentado significativamente a turbidez da água e a presença de resíduos sólidos, como areia e galhos.”

Além de contribuir para a continuidade dos serviços, as medidas preventivas ajudam a minimizar problemas e reduzir a necessidade de intervenções corretivas emergenciais.

Com o monitoramento constante das condições do Arroio Fiuza e a manutenção periódica das estruturas, a Corsan busca garantir maior eficiência e segurança ao sistema de abastecimento de água.