Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria Público-Privada no saneamento é apresentada à Agergs

Publicação:

PPP é apresentada à Agergs
PPP é apresentada à Agergs

Corsan e Metrosul apresentam cronograma e planejamento do início da parceria em 9 municípios na Região Metropolitana que vai beneficiar milhões de pessoas no esgotamento sanitário

Na tarde desta quinta-feira (5), a Agergs- Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS recebeu o presidente da Corsan- Companhia Rio-grandense de Saneamento, Roberto Barbuti e equipe; Diretor Presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Augusto Mendes e Diretor Executivo, Fabio Rodrigues Arruda,  quando apresentaram a Parceria Público-Privada (PPP) que contemplará a Região Metropolitana de Porto Alegre possibilitando a universalização do tratamento do esgoto sanitário em nove municípios - Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão -, beneficiando diretamente 1,7 milhão de pessoas e contribuindo para a qualidade ambiental da região mais populosa do Estado.

 Nestes municípios, os serviços de saneamento ficam ao encargo da Metrosul, que será responsável por operar, ampliar e construir a infraestrutura de esgotamento sanitário nas nove cidades, dentro de um prazo de 11 anos. A relação comercial global, assim como o tratamento e a distribuição de água, permanece com a Corsan. 

O Conselheiro- Presidente da Agergs, Luiz Afonso Senna  que recebeu as empresas na sede da Agência ressaltou que:  “O Rio Grande do Sul é sempre inovador nas iniciativas deste tipo de contrato e esta parceria não é diferente. Estamos em um momento histórico, o acesso universal ao esgotamento sanitário será como a tecnologia na informação, que uniu o capital privado e o Estado para que todos pudessem usufruir da comunicação. Assim será com o saneamento, todos terem a possibilidade de abrir suas torneiras e ter qualidade de vida, saúde e meio ambiente preservado”. Senna salientou também a importância da Agergs na regulação destes serviços que continuará preservando o equilíbrio econômico-financeiro e a credibilidade, atuando com ética e eficiência  para com a população.  

Barbuti comemorou a parceria: “Esta transferência operacional, sob nossa supervisão vai transformar a vida destas pessoas através do esgotamento sanitário e assim vamos efetivar a qualidade e o comprometimento da entrega de um serviço digno para a população”.  

Operação

 A Ambiental Metrosul vai atuar: 

Divisão da Regional Sul em 4 sub-regionais: 170 mil economias de esgoto ativas; 76 Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs) em operação; 30 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)

DIVISÃO REGIONAL DA OPERAÇÃO DA METROSUL

 

Divisão da PPP da RMPA:

Sub-regional 1 – Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul;

Sub-regional 2 – Alvorada e Viamão;

Sub-regional 3 – Cachoeirinha e Gravataí;

Sub-regional 4 – Guaíba e Eldorado do Sul.

A PPP terá sua base junto administrativa  com a sub-regional 1, em Canoas-RS.

Atendimento Online
CORSAN