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Relatório apresenta principais ações e resultados da Corsan em 2020

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Relatório apresenta principais ações e resultados da Corsan em 2020
Relatório apresenta principais ações e resultados da Corsan em 2020

Um dia após completar 55 anos, a Corsan divulgou, nesta segunda-feira (29), o seu Relatório da Administração e Sustentabilidade 2020. O documento apresenta as diversas ações realizadas pela Companhia em um ano desafiador, no qual a empresa pavimentou profundas transformações e garantiu segurança hídrica no combate ao coronavírus. Confira abaixo os destaques do Relatório:

Panorama          

Presente em 317 municípios do Rio Grande do Sul, a Corsan atende mais de 6 milhões de pessoas, distribuídas em 2,79 milhões de economias. Em 2020 a Companhia entregou 583 milhões de m³ de água e tratou 46 milhões de m³ de esgoto, com níveis de atendimento de 96,58% em água e 17,61% em esgoto.

Gestão e estratégia

A Corsan ampliou a transparência de sua gestão e fortaleceu as práticas de governança corporativa, com atualização do arcabouço normativo, criação de uma Secretaria de Governança Corporativa, reforço da Superintendência de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Conformidade e instituição de um Comitê Executivo de Riscos. No ano passado, foi lançado o Corsan Íntegra, programa de integridade que envolve vários mecanismos e procedimentos internos voltados a prevenir, detectar e combater corrupção e fraudes. O programa abrange instrumentos como o Código de Ética e Conduta (revisado em 2020), políticas de integridade, Canal de Denúncias, diligências de integridade, aplicação de penalidades e gestão de riscos. Também no ano passado, a Companhia promoveu um rebranding, expresso no conceito “Evoluir nos define”. Por meio do reposicionamento de marca, a Corsan se estabelece como uma empresa de soluções ambientais.

Diversos projetos estratégicos foram entregues em 2020, tais como: Corsan Digital, que gerou a primeira unidade de atendimento inteligente, em Santa Cruz do Sul, e 135 equipamentos de autoatendimento em diversas Unidades de Saneamento; a política de gestão do parque de hidrômetros, que já instalou ou substituiu 957.638 medidores; a implantação de sistema de georreferenciamento, que já conta com mais de 2,9 milhões de ligações integradas; a estruturação e modelagem do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) na Região Metropolitana, cujo contrato foi firmado em março passado; o início da prestação de serviços de sistema misto e individual como solução para esgotamento sanitário; aperfeiçoamento dos processos de tratamento e controle analítico, bem como gestão de qualidade nos processos de tratamento de água e esgoto; ajuste na estrutura tarifária, que permitiu a homologação, junto às agências reguladoras, da cobrança pela disponibilidade do sistema de esgoto, estimulando a conexão dos usuários à rede; plano integrado de gestão de perdas; novos Centros de Controle Operacional (CCOs) – nove já foram entregues até agosto de 2020; e melhoria da eficiência energética.

Ampliação e melhoria nos sistemas

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a Corsan deu continuidade ao seu plano de expansão, atendendo as normas sanitárias e garantindo a integridade física dos trabalhadores. No ano de maior nível de investimento da história, totalizando R$ 417 milhões, vinte e oito obras foram concluídas em 2020, com destaque para investimentos no abastecimento de água de Farroupilha e no esgotamento sanitário de Bento Gonçalves, Canela e Capão da Canoa. Foram também implantadas melhorias no processo de contratação de obras. Especificamente no tocante ao abastecimento de água, a Companhia executou uma série de melhorias operacionais e de medidas de enfrentamento à estiagem, além de investir em Estações de Tratamento de Água (ETAs) compactas e na tecnologia 4.0 para ETAs e poços.Ainda, foi iniciado um ambicioso projeto de redução de perdas de água junto ao International Finance Corporation – IFC, braço privado do Banco Mundial.

Resultados econômico-financeiros

Em 2020, a Corsan obteve receita líquida de R$ 3,2 bilhões e lucro líquido recorrente de R$ 480 milhões (não recorrente de R$ 1,8 bilhões) – ante, respectivamente, R$ 2,9 bilhões e R$ 301,1 milhões em 2019. Impactou positivamenteno lucro líquido o reconhecimento não recorrente de R$ 1,4 bilhões como tributos a recuperar no ativo não circulante, em virtude de ação de imunidade tributária que transitou em julgado em favor da Companhia. O EBITDA, que é o lucro antes do resultado financeiro, da contribuição social e do imposto de renda e da depreciação e amortização – representando a geração de caixa operacional da empresa –, totalizou o valor recorrente de R$ 768 milhões (e EBITDA não recorrente de R$  R$ 1,6 bilhões). Os investimentos da Companhia representaram um montante de R$ 417 milhões, um aumento de 25,5% em relação ao ano anterior. O patrimônio líquido fechou em R$ 4 bilhões, e a dívida líquida, em R$ 433 milhões.

Encontra-se em fase de preparação a oferta inicial de ações ou IPO (Initial Public Offering), uma das formas de capitalização buscadas pela empresa. Nesse sentido, foram mapeadas as obrigações com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para passar de categoria B para A e providenciada a desvinculação da Corsan do caixa único do governo do Estado. Também foram iniciadas, em 2020, as tratativas para a quarta emissão de debêntures da Companhia, o que culminou com a liquidação da maior emissão da história da empresa, além da primeira categorizada como título sustentável junto ao mercado, no mês de março de 2021. Além de tomar uma série de medidas a fim de garantir a sustentabilidade financeira frente à retração econômica trazida pela pandemia, a Companhia conquistou o Rating Corporativo em escala nacional “AA-”, conferido pela agência de Fitch Ratings., e iniciou tratativas com organismo internacional multilateral de crédito em busca de viabilizar investimentos nos sistemas de água e esgoto.

Relacionamento com o cliente e comercialização

Para manter a qualidade no atendimento ao cliente frente às restrições geradas pela pandemia, foi necessária uma rápida adaptação tecnológica, que garantiu a ampliação do leque de serviços via call center, app e site; atendimento presencial mediante agendamento; e chatbot integrado ao chat online e ao Facebook, entre outras ações. Na área comercial, destacaram-se o Programa de Negociação de Dívidas, o trabalho de regularização de ligações clandestinas em áreas de ocupações consolidadas (programa Água, Vida e Cidadania) e a implantação do novo padrão de ligação de água em todas as Unidades de Saneamento.

Sustentabilidade socioambiental

Diversas ações marcaram a atuação socioambiental da Corsan em 2020. Entre elas, a participação na elaboração do Plano Estadual de Saneamento, a presença em comitês de bacias, a gestão de 116 licenças de instalação e 206 de operação (74 novas licenças foram obtidas durante o ano), o projeto de pagamento por serviços ambientais e a gestão de resíduos sólidos. Ainda, o Portal H2OJE, o Chatbot de Sustentabilidade, o podcast Papo Sustentável, a viagem de estudos virtual Jovem Embaixador do Saneamento Básico e o envolvimento em ações como o Dia Mundial e a Semana Interamericana da Água.

Cuidado com as pessoas

As ações de cuidado com os funcionários se estenderam desde os procedimentos de qualidade, saúde e segurança do trabalho relativos à Covid-19 até medidas de desenvolvimento, bem-estar e preparação para a mudança. Entre outras ações, figuram a oferta de mais de duas mil oportunidades de capacitação aos empregados, o projeto Qualidade de Vida (baseado em campanhas mensais) e um trabalho de endomarketing, por meio da realização de uma ampla campanha de comunicação interna.

Inovação e reconhecimento

Tendo a inovação como um de seus focos, a Companhia firmou convênios com universidades e startups, lançando o Programa Univertec Corsan, implementou a Licitação Eletrônica e avançou no desenvolvimento do projeto Corsan Conecta, um novo sistema de gestão empresarial (ERP) com adoção da solução da SAP. Além disso, foram obtidos reconhecimentos nos rankings 500 Maiores do Sul, 100 Maiores do RS e Marcas de Quem Decide e no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).

Confira abaixo a capa do Relatório, publicada no jornal Valor Econômico:

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