Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CETEL

Central de Tratamento dos Efluentes Líquidos do Complexo Automotivo GM

Licenciado pela FEPAM para tratar até 1.768 m³/dia a CETEL, vinculada à SITEL – Superintendência de Tratamento dos Efluentes Líquidos da CORSAN, recebe efluentes líquidos do Complexo Automotivo da GM segregados segundo sua origem e características.

CETEL GM
CETEL GM

Quanto à origem, diferenciam-se os efluentes produzidos pela GM daqueles produzidos pelas Sistemistas.
Quanto às características, diferenciam-se quatro tipos de efluentes: Efluentes Industriais, Efluentes Sanitários, Efluentes Oleosos, Efluente ELPO (oriundo da pintura eletroforética). Os efluentes pertencentes às três primeiras categorias são produzidos pela GM e Sistemistas, enquanto o efluente ELPO é produzido pela GM.

Na CETEL cada linha de efluente é recebida separadamente, sendo medida a vazão e submetendo os mesmos a tratamento preliminar e primário (físico-químico) de forma a conferir-lhes características compatíveis com o tratamento conjunto do nível secundário biológico, para atender aos padrões ambientais de lançamento. Este efluente é bombeado para ETE – Gravataí (lagoas de polimento).

Modernização da CETEL com a operação do novo processo de tratamento baseado na utilização de lodos ativados em bateladas e centrífuga de lodo.


Atendimento Online
CORSAN