Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan coloca em operação projeto-piloto de geração de energia em Atlântida Sul

Publicação:

DSC 0673
DSC 0673 Foto: João Paulo Flores

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) colocou em funcionamento, nesse sábado (3), o projeto-piloto de microgeração híbrida de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atlântida Sul, no Litoral Norte. Conforme estudos dos técnicos, o projeto vai possibilitar economia de energia e a análise da geração de eletricidade de fontes renováveis, no caso a radiação solar e os ventos, para instalar em outros sistemas da companhia. O investimento foi de R$ 590 mil.

O diretor-presidente Flávio Ferreira Presser ressaltou que a Corsan vai economizar na conta de energia, e quando a geração é maior que o consumo da ETA, o excedente é entregue à concessionária. "Estamos nos antecipando ao futuro, trazendo essa experiência para o presente, além de realizarmos diversas ações operacionais visando otimizar o consumo de energia elétrica, que é o segundo maior gasto da Corsan", disse Presser.

O vice-prefeito Eduardo Rodrigues Renda, de Osório, onde está localizada a ETA de Atlântida Sul, destacou as atividades da empresa, que trazem saúde à população. "Ao abrir a torneira, as pessoas não imaginam o enorme trabalho que é realizado".

Para o diretor do Departamento de Planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia, João Francisco Pereira Braga, o governo está no caminho certo ao estimular o projeto de fontes complementares de energia.

Redução de gastos

Os equipamentos instalados na ETA de Atlântida Sul têm capacidade de geração de 31 quilowatts (kW) no sistema fotovoltaico e 10 quilowatts para o sistema eólico. A energia produzida é consumida pela própria ETA. Nos períodos em que a geração é maior que o consumo, a energia é fornecida à rede da concessionária, sendo creditada na próxima fatura da unidade. O resultado é uma redução de gastos com energia. Por exemplo, no mês de fevereiro não houve energia injetada na rede da concessionária, entretanto toda energia produzida foi consumida na própria ETA resultando em uma economia de R$1.268,00,

O retorno do investimento ocorre entre cinco a sete anos, conforme avaliação dos fornecedores dos equipamentos. Os painéis fotovoltaicos, geradores de energia solar, têm vida útil de até 30 anos.

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN