Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova barragem soluciona demanda histórica de Silveira Martins

Publicação:

Silveira Martins   barragem
Silveira Martins barragem - Foto: Douglas Carvalho

Uma barragem foi inaugurada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nesta sexta-feira (23), em Silveira Martins. A nova estrutura, que aumenta em cerca de onze vezes a capacidade de armazenamento de água no município, garante o abastecimento da população mesmo nos períodos de estiagem. Foram investidos R$ 3,6 milhões na obra.

 

Na ocasião, o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, afirmou que a empresa está trabalhando para, cada vez mais, entregar soluções aos municípios. “Mais do que inaugurar um novo barramento, a Companhia está aqui solucionando um problema histórico da cidade. Para realizarmos esta obra, tivemos o apoio do Governo do Estado, Prefeitura, Câmara de Vereadores e comunidade, comprovando que a construção coletiva pode gerar grandes resultados”, disse, destacando ainda o potencial turístico da barragem.

 

O superintendente da região Central da Corsan, José Roberto Epstein, salientou os benefícios do investimento. “Vai trazer uma garantia de abastecimento e também um grande desenvolvimento para o município. Esta é uma obra pública que serve de exemplo, pois foi executada dentro dos prazos previstos e do orçamento planejado”.

 

Para o prefeito de Silveira Martins, Fernando Luiz Cordero, a barragem resolve uma demanda antiga dos moradores. “Estar aqui, nesta inauguração, seria o sonho de qualquer prefeito. Quero compartilhar este momento com os ex-gestores do município que se empenharam para a concretização dessa obra. Nas épocas de pouca chuva, quando a barragem antiga não era suficiente para atender à cidade, a Corsan sempre solucionou o problema e garantiu o abastecimento. Esta nova estrutura só vem a somar em nossa cidade turística e de ótima culinária. Em nome do povo silveirense, agradeço à Companhia – que, mesmo em épocas difíceis, fez um alto investimento em Silveira Martins”.

 

Ao fim do evento, as autoridades descerraram a placa de inauguração. Também presentes o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, o representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Tadeu Assis, os prefeitos de Ivorá, Ademar Binotto, e Nova Palma, André Rossato, autoridades locais, funcionários da Companhia e moradores do município.

 

Saiba mais

 

A antiga barragem de acumulação da cidade podia armazenar 8.000 m³ e, nos períodos de estiagem, não apresentava capacidade suficiente para promover o abastecimento local, tendo secado por duas vezes nos últimos dez anos. A nova barragem, com moderna estrutura em concreto armado, aumenta o volume de reservação de água bruta para 90.000 m³. No município, a Corsan atende cerca de 700 economias de água, contando com mais de 80 km de redes de distribuição e uma estação de tratamento que produz 700 mil litros de água potável por dia.

Atendimento Online
CORSAN